1º de outubro: O Quadrado do Cuidado no Dia do Idoso

Hoje, dia 1º de outubro, é o Dia Internacional do Idoso. Precisamos considerar esta data dentro da ótica da intensificação do envelhecimento da população brasileira. Baseado neste contexto é pertinente trazermos a tona o viés da 4ª idade populacional!

Mas Marcelo, o que é a 4ª idade?

Podemos conceber a quarta idade como a faixa etária que abrange os idosos que ultrapassam a barreira dos 80 anos. São chamados também de “super-idosos”, tendo necessidades de cuidado diferentes de um idoso no princípio da 3ª idade (60 anos) ou, até mesmo, de 70 anos.

Nesse sentido, ao longo das minhas experiências no cuidado gerontológico observo a necessidade de observarmos o plano de cuidado (seja na prevenção ou na reabilitação) deste idoso por meio do Quadrado do Cuidado:

thumb-quadrado-do-cuidado

Isto significa dizer que independentemente da área da saúde a qual façamos parte, ou mesmo que sejamos um familiar de um idoso acamado precisamos conceber que estes 4 atores participam direta ou indiretamente no cuidado a este público longevo, interconectando estes Tentáculos do Cuidado.

Dentre diversas técnicas que considero benéfica à 3ª (e a 4ª idade também), acredito fortemente na Estimulação Cognitiva como uma das principais, pois previne e trata as doenças que considero mais impactantes e desafiadoras para o Quadrado do Cuidado! Confira o vídeo sobre Estimulação Cognitiva comigo:

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp