22 de março. Dia Mundial da água, o elemento essencial para a vitalidade!

Esta data comemorativa foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 sobre Recursos hídricos da Agenda 21.

O propósito de criação desta data foi promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, ressaltando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde global.

Você deve saber a relevância da água para a saúde, esse assunto já foi decantado em verso e prosa por diversas vezes, contudo, não sei se você tem o real discernimento sobre os efeitos poderosos da água no cuidado em saúde, fazendo com que possamos considera-la como o elemento essencial da vitalidade humana!

Assim vamos fundamentar alguns aspectos valiosos da água e as relações com alguns grupos que possuem condições especiais:

Estressados
Quando estamos submetidos aos episódios de estresse negativo, temos uma liberação maior de ADH (o hormônio antidiurético), fazendo com que tenhamos menor quantidade de urina. Desse modo, precisamos ingerir maior quantidade de água, para equilibrar as funções renais e, até mesmo, regular a temperatura corporal (que também está elevada, devido ao aumento do metabolismo gerado pelo estresse).

Obesos
Água e gordura realmente não combinam! Os obesos possuem uma quantidade menor de água corporal, justamente em virtude da presença de gordura, fato muito prejudicial aos processos digestivos, equilíbrio do PH corporal e transporte de substância na circulação.

Idosos
Necessitam ser literalmente estimulados ao ato de beber água, pois devido aos efeitos do envelhecimento humano, o organismo apresenta menor quantidade de água, além de possuírem uma sensação de sede menor, fato que pode lhes gerar a ocorrência da desidratação mais precoce.

Poupe, zele, desfrute e beba este elemento essencial da vitalidade humana!