3 benefícios do Mindful Eating na Ansiedade e Fome Emocional

“Mindful Eating atua na prevenção e controle dos sintomas de fome emocional gerados pelo Transtorno de Ansiedade”

Você sabia que a população brasileira é a que apresenta a maior taxa de Transtorno de Ansiedade Generalizada do mundo!? Aproximadamente 10% dos brasileiros possuem este diagnóstico, resultando em mais de 21 milhões de pessoas!

A Ansiedade nos remete a diversos desequilíbrios no que o Prof. Dr. Marcelo Anselmo costuma chamar de Triângulo da Dinâmica Humana, isto é, Mente, Corpo e Emoções, desdobrando-se em alguns como: agitação mental, perda de memória, aumento da tensão muscular, acidez estomacal, insônia, baixa tolerância às adversidades e irritação excessiva. Dentre estas manifestações, uma vem chamando bastante atenção e destacando-se nos planos de tratamento seja na Educação Física, Psicologia, Fisioterapia ou Medicina, a Fome Emocional.

Quais são os 3 benefícios do Mindful Eating no controle da Ansiedade e Fome Emocional?

O Transtorno de Ansiedade, faz com que tenhamos mais ânsia do futuro, não é mesmo? Este quadro nos gera uma reação de estresse permanente, desencadeando um aumento do gasto energético, onde necessitaremos mais de energia (alimento). Isto é o que chamamos da fome fisiológica, que também está dentro do espectro de conseqüências da Ansiedade. Nesse sentido, você pode somar à fome fisiológica, o que chamamos de Fome Emocional, ou seja, colocarmos na alimentação as “válvulas de escape” que todo o ser humano necessita. Assim, depositamos na comida nossas frustrações, angústias e desagrados!

Uma das técnicas mais simples e eficazes para o controle desta Fome Emocional propagada pela Ansiedade caracteriza-se no Mindful Eating, o Comer Consciente! Dentre diversos benefícios desta técnica, elenco aqui 3 dos principais:

  1. Empregar a Atenção Plena na alimentação gera uma maior consciência do ser no ato da refeição em si. Desse modo, conseguimos ter a percepção se estamos comendo no piloto automático, ou seja, se alimentando muito rápido ou justamente apenas para compensar uma insatisfação;
  2. Os exercícios de percepção sensorial perante ao alimento que estamos comendo, aprofundam a conexão com o mesmo, aumentando a profundidade de experiência e liberando sensações de prazer e felicidade para todo o organismo, evento que reduz o fenômeno de fome emocional;
  3. Praticar o Mindfulness, Meditação da Atenção Plena, em um plano terapêutico complementar e aliado ao Mindful Eating ajuda na nossa estabilidade emocional ao longo do dia, reduzindo a irritabilidade e aumentando a tolerância comportamental, o que, por conseguinte, atua diretamente na diminuição da Ansiedade;

E pra você aprofundar seus conhecimento sobre como aplicar o Mindful Eating na prevenção e controle da Fome Emocional na Ansiedade, confira o vídeo do Prof. Dr. Marcelo Anselmo sobre “Sentidos e Saciedade no Comer Consciente” e saiba mais como colocar a Atenção Plena na Alimentação em prática.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp