31 de maio! Dia mundial sem tabaco, apague essa ideia e acenda a vida!

Simplesmente mais de 4 mil substâncias tóxicas! É isso mesmo! Fumar assusta muito e se você quiser, este papo pode ficar ainda mais aterrorizante quando falamos sobre os compostos do cigarro!

Vamos lá…o alcatrão possui mais de 40 compostos cancerígenos, o monóxido de carbono dificulta a oxigenação dos órgãos vitais e claro, a nicotina é uma das drogas psicoativas que mais causa dependência.

Em termos de Brasil, o número de fumantes permanece em queda! Segundo o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2013, a prevalência de fumantes caiu para 11,3%. O dado é três vezes menor que o índice de 1989, quando a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou 34,8% de fumantes na população. O Ministério da Saúde possui a meta de chegar a 9% até 2022.

E, que tal iniciar aquela promessa de parar de fumar hoje? Você pode (deve) começar esta nova fase da sua vida! Busque fontes de prazer que possam substituir o (pseudo) prazer gerado pelo hábito de fumar. Pratique exercícios físicos, meditação, alimentação equilibrada e até mesmo, o apoio social. Aproveite esta data super especial, e pegue carona neste Dia Mundial sem tabaco!