5 benefícios das Técnicas de Relaxamento na Saúde Mental durante a pandemia

Técnicas de Relaxamento aliviam estresse e ansiedade durante pandemia do Coronavírus, mantendo a saúde mental

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) vem contribuindo para que fantasmas da saúde brasileira assustem ainda mais a população, sobretudo, no viés da saúde mental. Dentro dessa perspectiva, temos a configuração do Quinteto Fantástico do Estresse, onde:

9 de 10 Consultas médicas são geradas por estresse!
O Brasil é o 2° país mais estressado do planeta!
Em média, quase 30 milhões de caixas de Rivotril são consumidas no Brasil por ano!
População brasileira é a que possui a maior taxa de Transtorno de Ansiedade do mundo!
População brasileira é a mais depressiva da América Latina!
Anterior
Próximo

O diretor da Plenitude Bem Estar, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, costuma reiterar que os índices alarmantes (de estresse crônico, ansiedade e depressão) estão intimamente relacionados com “doenças emocionais ou sociais”, ou seja, o ser humano sofre por não saber lidar com desafios cotidianos que põem a prova sua harmonia e equilíbrio, ainda mais em uma época de tantas incertezas e mudanças como esta era que vivemos da pandemia do Coronavírus. Acrescente a isso, o estilo de vida que temos nas grandes regiões metropolitanas que, por sua vez, acarreta em maus hábitos de vida, como: sedentarismo, alimentação desequilibrada e ritmo exacerbado de trabalho.

Nesse sentido, a aplicação das Técnicas de Relaxamento na saúde mental posiciona-se como um aliado de grande impacto para a manutenção da saúde e bem-estar, abrangendo não apenas efeitos benéficos mentais, mas também, na saúde física, deflagrando assim a sólida conexão mente-corpo baseando-se em 5 benefícios:

  1. Possibilita a harmonia das variáveis fisiológicas do corpo humano (Pressão Arterial, Frequência Cardíaca, Frequência Respiratória e Atividade elétrica do cérebro) justamente prevenindo ou minimizando o impacto do Estresse nestes marcadores orgânicos;
  2. Ao possibilitar a harmonia destas variáveis, fornecemos a liberação de mediadores químicos do bem-estar na corrente sanguínea (serotonina, endorfina, encefalina) que se espalham pelo corpo, reduzindo crise de ansiedade e sinais/sintomas de depressão;
  3. Propicia a você a redução da tensão muscular de segmentos corporais que são altamente tensionáveis (ombros, mãos e área cervical da coluna vertebral) colaborando para o controle da Dor Crônica;
  4. Gera Interocepção (autopercepção), de maneira a reforçar a conscientização de que quando nos sentimos com agitação, agressividade ou irritação, o emprego destas Técnicas pode nos auxiliar a minimizar os sintomas, justamente por serem técnicas de fácil utilização, as quais podemos usar de forma autônoma, independentemente do ambiente onde esteja;
  5. Reduz a exacerbação de medicamentos analgésicos, pois em parte dos episódios, se você usar uma das Técnicas de Relaxamento como uma Educação Respiratória ou realizar uma prática de Mindfulness (meditação da atenção plena), não haverá necessidade de usar os medicamentos, ou, caso seja preciso utilizá-los, tomaremos em uma dose menor;

Para controlar o Quinteto Fantástico do estresse no dia a dia e manter a saúde mental nesta época de quarentena e distanciamento social geradas pela pandemia do Covid-19, que tal conhecer e aplicar diversas Técnicas de Relaxamento, como: Respiração, Mindfulness, Educação Somática, Relaxamento Sensorial e Calatonia de forma didática, abrangente e super prática? Confira nosso Curso Online Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse agora!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp