Afetivo, cognitivo e motor: Que tal saber mais sobre Psicomotricidade?

Esta palavra grande e impactante é o tema para o nosso novo “Canal do Conhecimento em Saúde – A sintonia da saúde vital”! Neste episódio, o Prof. Marcelo Anselmo conversa com a Profa. Sheila Antonelli sobre a integração do psiquismo e motricidade, a Psicomotricidade.

De acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade) esta área é concebida como uma unidade de estudo que vislumbra o ser humano de forma unificada, incluindo as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento e em um contexto psicossocial.

Tradicionalmente vista como uma área aplicável apenas no universo infantil, a Psicomotricidade vêm ganhando novas unidades de atuação e para novos públicos, tal como no contexto dos idosos, isto é, na atuação dos profissionais de saúde que trabalham com Gerontologia. Como a Profa. Sheila exemplificou na entrevista, existe a premissa de entendermos melhor os mecanismos da Retrogênese, isto é, a involução do ser humano em virtude dos fenômenos decorrentes do envelhecimento humano.

Referência:

– ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE (ABP):
http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que- e-psicomotricidade/ acesso em 19 de junho de 2016.

Confira a entrevista da Profa. Sheila Antonelli ao Canal do Conhecimento em Saúde!

O currículo resumido da Profa. Sheila Antonelli é:

  • Professora de Educação Física;
  • Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB;
  • Psicomotricista do Instituto Priorit;
  • Docente do Curso de Educação Física das FIJ (Faculdades Integradas de Jacarepaguá);
  • Personal Trainer de crianças com Transtorno de Espectro do Autismo.