Você sabia que ativar os sentidos antes de começar a refeição desperta sensações de saciedade e felicidade?

Como falei pra você no artigo 1 de Mindful Eating na Prática (Comer Consciente), a Ativação Sensorial caracteriza-se em uma etapa introdutória à refeição, desempenhando um papel de suma importância para a harmonia e saciedade.

Esta etapa é simbolizada pela interface do alimento com os sentidos humanos e vice-versa, cuja fase, consiste em aguçarmos o espectro sensorial para uma melhor palatabilidade e maior saciedade, ou seja, aproximarmos de uma forma mais aprofundada a visão, o olfato, a audição e o tato para que estes sentidos somados propiciem uma gustação (paladar) mais gostosa.

No advento da saciedade, quando destacamos as funções dos sentidos no momento da refeição, enviamos informações ao nosso cérebro que, posteriormente, responde com a liberação de mediadores químicos de hedonismo (felicidade) e prazer na circulação sanguínea, reduzindo desta forma, possíveis episódios de Transtornos Compulsivos Alimentares e, sobretudo, de fome psicológica (comer sem necessidade fisiológica).

Alunos e pacientes sempre estão ávidos pela curiosidade e me questionam: “Dr. Marcelo Anselmo, como aguçar meus sentidos através do Comer Consciente?” Geralmente os digo que mais do que olhar o alimento, é necessário observá-lo, perceber suas cores, formas e texturas. Um estímulo que sempre preconizo é o de trazer o quitute próximo das nossas narinas, fechar os olhos e absorver o aroma que ele propaga. Se você se propor a fazer isto em 1 refeição por dia, já não será incrível!? Quando tiver em mãos um alimento palpável, explore o perpassar das pontas dos dedos nele e detecte sua maciez ou aspereza! Ou, além disso, escutar os ruídos que este próprio “tocar no alimento” foi capaz de gerar.

Estes são alguns exemplos práticos que eu recomendo pra você. Aplique-os na refeição que você terá logo após ler este artigo! Que tal este desafio? Faça da Ativação Sensorial a ponte para uma refeição mais harmônica e com aumento de saciedade no seu Mindful Eating cotidiano. Deixo aqui este vídeo sobre Ativação Sensorial pra guiar você de forma bem fácil e prática 😉 assista e deleite-se!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp