Cérebro, memória e longevidade: O que é Estimulação Cognitiva para idosos?

Ativação de funções no cérebro do idoso gerada pelo método Estimulação Cognitiva é muito benéfica no Alzheimer.

A qualidade de vida do idoso é um tema de grande relevância na sociedade, onde cada vez mais os familiares, cuidadores e profissionais da saúde voltados à geriatria e gerontologia buscam soluções não apenas para o idoso viver mais, em termos de quantidade de anos de vida, todavia, que essa saúde, bem estar e longevidade possam ser mantidas com qualidade aos anos de vida.

Uma das dimensões mais afetadas na saúde do idoso consiste na cognição, isto é, a memória em si, resultando em dificuldades para fixar informações, lembrança de eventos e desordens ligadas aos comandos de espaço e tempo. Fatores como inatividade física (imobilidade), declínio cognitivo associado à idade, diabetes mellitus são aspectos que tornam o idoso com maior propensão a desenvolver alterações cognitivas maiores, havendo possibilidade de diagnóstico de demências, como o Alzheimer, principalmente.

Baseado nesse contexto do problema vislumbram-se recursos que possam auxiliam no tratamento e desenvolver um plano com ações terapêuticas voltadas ao cérebro e memória no envelhecimento humano. Dois dos maiores questionamentos que vem à tona nesse momento são: o que é estimulação cognitiva para idosos? Como fazer estimulação cognitiva para idoso com Alzheimer?

Nesse sentido, a estimulação cognitiva com enfoque na gerontologia é um plano de exercícios direcionados para a ativação de funções no cérebro do idoso, por meio de mecanismos de atenção, memória, aprendizado e coordenação. Em termos práticos, são ofertadas sequências de exercícios com materiais alternativos e de ótima aplicação domiciliar abrangendo o domínio cognitivo e motor, altamente benéficos, sobretudo, para idosos em estágios inicial e intermediário do Alzheimer, sendo muito replicáveis no contexto de atuação profissional do fisioterapeuta domiciliar, terapeuta ocupacional especialista em estimulação cognitiva, personal trainer residencial especialista em idosos, bem como, familiares e cuidadores que desejam efetuar uma estimulação primária deste idoso.

Baseada nessa grande demanda do mercado e sempre buscando retratar em suas soluções as necessidades contemporâneas da população na qualidade de vida e bem viver, a Plenitude Bem Estar estreia o Mini Curso Estimulação Cognitiva com enfoque na Gerontologia, em parceria com o Prof. Anderson Amaral, idealizador do método Estimulação Cognitiva e Motora, com uma profunda experiência clínica e de ensino nacional e internacional.

Clique e conheça o Mini-Curso Estimulação Cognitiva com enfoque na Gerontologia