Como o Mindful Eating pode manter sua Saúde Mental durante a quarentena?

Do Autocuidado ao Autoconhecimento, Mindful Eating ajuda saúde mental na vida diária durante pandemia do Coronavírus a partir das competências dos “4 As”.

A pandemia do Covid-19 vem fomentando diversas necessidades de adaptação à população pelos 4 cantos do mundo, não apenas ligadas ao manejo do vírus em si, esmiuçadas nas medidas preventivas como distanciamento social, quarentena e/ou isolamento social, no entanto, ramifica-se também em ações voltadas à preservação da saúde mental.
Ficar em casa, trabalhar no modelo home-office, assim como deparar-se com um número mais elevado de pessoas dentro de casa, seja marido, esposa ou filhos são características sociais que estamos vivenciando nesta onda da pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo e que nos sensibilizam a desafios importantes no elo mente-corpo e na manutenção da saúde mental.

Sendo sinérgico a estes acontecimentos, o diretor-geral da Plenitude Bem Estar, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, considera que o emprego do Mindfulness (Meditação e Filosofia da Atenção Plena) na atuação específica do Mindful Eating, ou seja, o Comer Consciente, gera uma modulação na mente, estabelecendo uma ressignificação no nosso circuito de pensamentos, crenças e atitudes no arquétipo de relacionamentos que temos com a vida, indo bem além do momento da refeição em si!

Dessa forma, elencamos pra você os benefícios do Mindful Eating que impactam diretamente na manutenção da Saúde Mental durante a pandemia do Coronavírus em um quarteto de letras “As”:

  1. Comer Consciente e Autocuidado: Que tal reservar uma das refeições do dia para fazer o Comer Consciente, preparando a refeição com esmero e carinho pra você mesmo e desfrutar deste momento da alimentação de forma plena e plenamente experiencial?
    Em um primeiro momento, acreditamos que estas atitudes exercem efeitos benéficos na saúde mental e física, mas também, afagam e elevam a alma, configurando-se em um “mergulho para dentro de si próprio”, oportunizando o autocuidado;
  2. Comer Consciente e Autoconhecimento: A atuação da Atenção Plena na Alimentação faz com que tenhamos uma percepção mais plena de inputs sensoriais que passaram despercebidos pela mente. A salivação que temos em cada ato de levar o talher e o conteúdo da comida à boca, ou, até mesmo, perceber sabores secundários e/ou terciários ao longo da refeição.
  3. Comer Consciente e Autocentramento: A capciosa e desafiadora pergunta que o Prof. Dr. Marcelo Anselmo geralmente faz: Será que você está realmente com fome orgânica ou somente com vontade de mastigar algo!? O estresse crônico, a ansiedade e os desequilíbrios socio-econômicos acentuados pela pandemia do Coronavírus intensificam gatilhos de escape e somatização de irritações e agitações depositadas no prato da refeição, diminuindo a capacidade que temos de realizar esta pergunta pra dentro do nosso corpo. Gradualmente, conforme vamos nos alimentando, centrados no momento presente e convocando-se a degustar plenamente cada garfada, reajustamos os mecanismos de autocontrole no cérebro consciente, tendo mais autocentramento das atitudes que tomamos;
  4. Comer Consciente e Autoamor: A conjunção do Autocuidado, Autoconhecimento e Autocentramento culmina no surgimento do último A, isto é, o Autoamor, efetivando-se na habilidade de perdoar a si mesmo, possibilitar-se a novos aprendizados e de valorizar cada momento que você é agraciado com a dádiva da vida. Essa onda de percepções propagadas pelo Mindful Eating gera para o seu ser “um estar na sua melhor versão”, onde somos capazes de silenciar a mente, adormecer o corpo e engrandecer o espírito;

Vamos nos manter firmes no propósito de manter nossa saúde mental e dos nossos familiares a partir das 4 competências listadas, não é mesmo!? E pra você compreender de forma ainda mais sólida a aplicação da Atenção Plena na Alimentação, confira o Mini-Curso Princípios do Comer Consciente que a Plenitude Bem Estar preparou pra você baseado em evidências científicas, aplicável a sua realidade e acessível ao seu bolso 😉

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

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