Como praticar Mindful Eating de forma guiada?

Percepção do comer consciente é facilitada por áudios que narram a experiência da refeição.

A prática do comer consciente vem ganhando adeptos nas mais diversas áreas da sociedade, tanto nos profissionais de saúde (nutricionistas, personal trainers, psicólogos e médicos) que buscam a aplicação para seus respectivos pacientes com as finalidades de cada profissional, bem como para pessoas em geral que desejam colocar o mindfulness na alimentação de forma diária visando reduzir a compulsão alimentar, ter maior saciedade e auxiliar no emagrecimento.

A partir desse cenário, a questão que emerge é: como fazer mindful eating de forma prática no ato da refeição em si? De acordo com o Prof. Dr. Marcelo Anselmo, diretor da Plenitude Bem Estar, a utilização de áudios (ou chamados de podcasts) que realizam a narração da experiência ajudam a gerar uma maior eficácia na vivência de mindful eating devido ao conforto e simplicidade ao usuário. Esses áudios guiam o participante a perceber estímulos inerentes ao processo da preparação mental antecedente à refeição, da mastigação, da deglutição (ato de engolir), e, até mesmo, enfocando a saciedade a partir de conexões com a neurociência e alimentação intuitiva.

Ainda segundo o Prof. Dr. Marcelo Anselmo da Plenitude Bem Estar, o áudio ajuda a fortalecer as competências sociais e emocionais promovidas pela atenção plena tanto no cotidiano, quanto na alimentação. Segundo ele: “neste caso a tecnologia auxilia muito no desenvolvimento deste novo hábito de vida, pois ao escutar o áudio da narração e realizar a prática enquanto está comendo um chocolate ou bebendo uma vitamina, a pessoa pouco a pouco cultiva esses preceitos na mente, fazendo com que a haja uma modulação no comportamento e equilíbrio nas atitudes, até que consiga realizar a experiência sem o uso do podcast de mindful eating”.

Épocas de grande desafio à saúde mental como esta da quarentena trazida pela pandemia de Coronavírus, desequilíbrio de estresse no trabalho, ou, até mesmo, a ansiedade perto da menstruação para a mulher, aguçando a compulsão alimentar pelo fato da ansiedade dar fome emocional são exemplos de aspectos que interagem nessa órbita de fatores que comprometem o equilíbrio da mente, do corpo e das emoções, fazendo com que o sistema de áudios que a Plenitude Bem Estar criou, o MESE (Mindful Eating Sound Experience) seja importante para facilitar a experiência e o aprendizado!

Que tal desfrutar desta experiência agora? Vamos usar o rei da compulsão alimentar e da fome emocional, o chocolate, como exemplo! Prepare o ambiente, pegue seu tabletinho de chocolate, ponha seus fones de ouvidos e aproveite o áudio Choco Experience que faz parte do nosso sistema de áudios que os alunos do nosso Curso online formação em Mindful Eating – o comer consciente tem acesso exclusivo! Leve o MESE pra sua mesa agora 😉

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp