Como praticar Mindful Eating e ajudar o Emagrecimento na quarentena?

  • 3 de julho de 2020

Conheça 3 benefícios do Mindful Eating e como esta prática pode ajudar no emagrecimento durante a quarentena

A pandemia de Coronovarírus trouxe inúmeros desafios à sociedade brasileira, caracterizados em dimensões distintas do cotidiano das pessoas. Esses desafios são realçados pela quarentena adotada e mantida em cidades e estados do Brasil, onde o “fica em casa” se tornou algo tão comum nas nossas vidas.

Nesse sentido, temos elementos dentro da quarentena que nos remetem a desequilíbrios constantes, como: incertezas quanto ao futuro no trabalho, dificuldades em conciliar o formato de trabalho de home-office com as tarefas domésticas, cuidado dos filhos e parentes que dependem mais do nosso apoio, e, sobretudo, o receio de contrair o próprio Coronavírus.

Essa arquitetura de elementos que desafiam a mente, o corpo e as emoções põe a prova uma das maiores iniciativas que temos em prol da nossa saúde e bem estar: o emagrecimento saudável! Ou seja, de acordo com o diretor-geral da Plenitude Bem Estar, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, a união desses fatores dificulta a manutenção das metas do emagrecimento com saúde:

“Clientes me perguntam com estas palavras em si: por que o estresse engorda?, por que tenho tanta ansiedade para comer?, por que ansiedade dá fome? Geralmente saliento nas respostas que nesta época da quarentena pela pandemia de Coronavírus, ficamos muito mais suscetíveis aos estímulos que o ambiente gera. Isso nos leva a uma menor resistência mental, e, fatalmente canalizamos esta fome emocional na alimentação, dando preferência a alimentos doces, com maior teor calórico, e por vezes apresentando compulsão alimentar, dificultando assim o processo do emagrecimento saudável”

Apesar desses desafios robustos, segundo o, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, da Plenitude Bem Estar, é necessário que saibamos comer de forma consciente, onde a técnica do Mindful Eating pode nos auxilia muito na reconstrução de hábitos de vida alimentares, partindo da premissa de que a verdadeira mudança no estilo de vida, sobretudo, quando falamos de emagrecimento, necessita estar conectada àquela conhecida expressão-chave: mudança de hábitos!
Baseado nesse contexto, o Prof. Dr. Marcelo Anselmo da Plenitude Bem Estar elenca 3 benefícios do Mindful Eating e como esta prática da alimentação consciente pode ajudar no emagrecimento durante a quarentena:

  • 1 - Aumentar a saciedade: Por estarmos com uma maior Atenção Plena na alimentação, ingerimos uma quantidade menor de comida e nos saciamos mais rapidamente;
  • 2 - Reduzir a compulsão alimentar: Quando aplicamos o Mindful Eating de forma permanente, minimizamos a gravidade das compulsões alimentares, ou, até mesmo, evitamos a ocorrência deles;
  • 3-Equilibrar a relação com o ato da comida: O Comer Consciente promove uma harmonia na relação do ser humano com a comida, fazendo com que evitemos comportamentos de violentação, punição ou julgamento de si próprio com a refeição!

Pra você aplicar os impactos desta técnica fascinante que é o Mindful Eating no emagrecimento durante a quarentena, é hora de você desfrutar do Mini-Curso Online Princípios do Comer Consciente clique agora no link abaixo e saiba mais!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp