Coronavírus – Como o Mindfulness aumenta sua imunidade?

“Praticar a Meditação da Atenção Plena reduz os efeitos negativos do estresse e favorece respostas de imunidade do organismo frente ao Covid-19”

A pandemia que assola o Brasil e o mundo atende pelo nome de Coronavírus, um grupo de vírus que geram, principalmente, infecções respiratórias. Em dezembro de 2019, foi descoberto um novo agente do vírus na cidade de Wuhan, na província de Hubei na China, estabelecendo assim a doença na sua sigla Covid-19.

Ao longo dos meses, o Coronavírus propagou-se por outros países da Ásia, alcançando também a Europa, principalmente na Itália e Espanha, e, por conseguinte, agora, nas Américas. Sabemos que as formas de prevenção no modo de agir diário são as ferramentas mais importantes para não ser infectado, contudo, existem outros recursos oriundos dos hábitos de vida que nos ajudam a fortalecer o organismo, elevando assim, nossa imunidade!

Um dos hábitos saudáveis mais importantes dentro deste leque de prevenção consiste na Meditação da Atenção Plena, isto é, o Mindfulness. Para o diretor-geral da Plenitude Bem Estar, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, a prática do Mindfulness ajuda a aumentar a imunidade do organismo frente ao Coronavírus: “os estudos mostram que a realização do exercício mental do Mindfulness aumenta a atividade das células de defesa orgânicas, as chamada NK (natural killers). Qualquer processo de infecção viral automaticamente reduz esta linha de defesa, e, no caso do Covid-19, esta quebra da barreira de defesa é ainda maior. Logo, o Mindfulness nos auxilia nas respostas de imunidade celulares.”

Para o Prof. Dr. Marcelo Anselmo a pandemia do Coronavírus leva ainda à desequilíbrios orgânicos devido a fragilidade emocional da população, acentuando o trabalho dos marcadores fisiológicos (pressão arterial, frequência respiratória e ondas cerebrais) em uma resposta clássica de estresse crônico e Ansiedade. Assim, o Mindfulness atua de forma significativa no relaxamento da mente, do corpo e das emoções, reequilibrando estes marcadores, além de promover atitudes comportamentais de enfrentação (coping) e de resiliência diária.

Que tal usar a Meditação da Atenção Plena como um hábito saudável na prevenção à epidemia do Coronavírus de forma super simples e prática? Desfrute do áudio de 5 minutos dentro deste vídeo “O Som do Silêncio” e compartilhe este texto da Plenitude Bem Estar com seus familiares e amigos! Vamos juntos nesta corrente de prevenção!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp