Hoje, dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma data que enfoca a conscientização sobre a prevenção e o tratamento da doença. No Brasil estima-se que mais de 12 milhões de brasileiros possuam esta doença crônica que de acordo com os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde cresceu de forma exponencial no país, pois:

Entre 2006 e 2016, o número de pessoas com Diabetes no Brasil cresceu mais de 60%!

Além da prática de exercícios físicos, reeducação alimentar e respeito à prescrição medicamentosa, temos outro fator de grande impacto no controle da doença, isto é, o controle do estresse. É interessante percebermos que quando um diabético está com estresse negativo elevado e realiza a medição da glicemia, ela fatalmente está bem alta.

Mas, Marcelo, qual é a razão disso? O estresse faz com que a glicose esteja no sangue ao invés de estar nas células. Ou seja, quando aferimos a glicemia via o glicosímetro, o índice de açúcar no sangue está descontrolado! É por esta razão que eu recomendo (fortemente) aos meus pacientes diabéticos a prática de exercícios de relaxamento. Veja no vídeo abaixo um exercício de relaxamento super prático pra você aplicar na sua vida ou ensiná-lo para um diabético que você cuida ou convive.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp