Estimulação Cognitiva e Motora: A integração mente e corpo na longevidade saudável

A Estimulação Cognitivo Motora (ECM) é uma metodologia desenvolvida pelo Prof. Anderson Amaral, visando a máxima potencialização das capacidades psicofísicas do indivíduo. Direcionada principalmente para os idosos, a ECM apresenta resultados altamente consistentes, sobretudo, nos portadores de demências, em virtude, da melhoria das capacidades cognitivas e manutenção da interação com o ambiente.

E esta metodologia é o tema do nosso bate-papo do “Canal do Conhecimento em Saúde – A sintonia da saúde vital”! Nesta entrevista, o Prof. Marcelo Anselmo conversa com Anderson sobre a integração mente e corpo, o grande combustível da ECM, sendo altamente replicável, eficaz e de baixo custo a diversos tipos de casos e esferas dentro da Educação Física, da Fisioterapia e, até mesmo, da Terapia Ocupacional.

Um dos aspectos mais interessantes e abordados na conversa foi a dupla-tarefa, isto é, proporcionar ao indivíduo estímulos oriundos de duas esferas (tanto motor quanto cognitivo), ex.: a pessoa permanece em pé com os olhos fechados e ao mesmo tempo, precisa resolver uma operação matemática. Essa abordagem gera uma otimização não apenas do tempo, mas na resolução de problemas cotidianos, bem como, de uma melhoria no padrão de realização das AVD’s (Atividades de Vida Diária).

O currículo resumido da Prof. Anderson Amaral é:

  • Mestre em Gerontologia, Atividade Física e Saúde;
  • Especialista em Geriatria e Gerontologia (Unati/UERJ);
  • Especialista em Neurociência e Longevidade (IPUB/UFRJ);
  • Professor de Estimulação Cognitiva e Motora do Grupo Renascer – Hospital Universitário Graffrée Guinle / UNIRIO;
  • Professor de Estimulação Cognitiva e Motora do CMS Dom Hélder Câmara;
  • Coordenador do Setor de Reabilitação Funcional e Neurocognitiva da Fisiofit;
  • Secretário-geral da ABRAZ;