Controlar o Estresse é fundamental para o trabalhador autônomo.

O número de autônomos (trabalhadores por conta própria) chegou a 24 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio de 2019 no Brasil. O número é 1,4% superior ao registrado no trimestre encerrado em fevereiro deste ano (mais 322 mil pessoas) e 5,1% maior do que no trimestre finalizado em maio de 2018 (mais 1,17 milhão de pessoas).

Este índice traz o recorde da série, iniciada em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no dia 28 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Brasil EBC.

Dr. Marcelo Anselmo, qual a relação entre o Autônomo e o Estresse?

Costumo salientar a pacientes e alunos que exercem atividade autônoma que este profissional precisa redobrar os cuidados com o que denomino de Quinteto Fantástico do Estresse:

9 de 10 Consultas médicas são geradas por estresse!
O Brasil é o 2° país mais estressado do planeta!
Em 2017, 26 milhões de caixas de Rivotril foram consumidas no Brasil! Em 2010, eram 10 milhões!
População brasileira é a que possui a maior taxa de Transtorno de Ansiedade do mundo!
População brasileira é a mais depressiva da América Latina!

Considerando estes índices, depreendemos que o autônomo pode ser mais vulnerável aos sinais e sintomas destas doenças, já que é um profissional que por vezes acaba trabalhando horas extras a fio, possui uma maior demanda mental e física, pois seus ganhos financeiros estão intimamente ligados ao seu desempenho. Logo, é possível que você me indague:

Dr. Marcelo Anselmo, o autônomo precisa controlar ainda mais o Estresse e a Ansiedade?

Sim, totalmente! Na verdade, frizo que qualquer profissional seja do segmento público ou privado precisa aprender a controlar o Estresse e a Ansiedade, vide o Quinteto Fantástico acima exemplificado. Contudo, creio que nos profissionais com autonomia este cuidado precisa ser intensificado, pois dependem de forma exclusiva do equilíbrio Mente, Corpo e Emoções para trabalharem!

Dessa forma, a palavra-chave é Prevenção, que, de fato, conseguiremos somente com Educação 😉 Aproveite o nosso Curso Online e Gratuito Introdução ao Estresse e saiba como viver de forma mais relaxada e tranquila!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

[uam_ad id=”3279″]