Mindful Eating com Tea Experience – 4 benefícios do Chá na Ansiedade e Compulsão Alimentar

Realizar o Mindful Eating com Chá proporciona Detox diário, gerando estado de leveza, quietude e relaxamento que auxiliam a reduzir Ansiedade e Compulsões Alimentares.

O hábito de tomar Chá fornece uma conexão profunda, remetendo a um passaporte pra dentro de si próprio e de ligação com o ambiente que nos cerca. Podemos depreender esta frase de forma muito prática, quando estamos no momento em si de desfrute da bebida, auxiliando a abrir os portais da mente, corpo e emoções para o tão sonhado Detox ao final de um dia exaustivo!

“Dr. Marcelo Anselmo, como aplicar atitudes da filosofia da Atenção Plena neste Mindful Eating com Chá?”

Seja quais forem as propriedades das ervas que estão dentro da sua xícara, este “Tea Experience” quando alinhado às premissas do Mindfulness, realça o despertar do autocuidado, gratidão e leveza que, por vezes, relegamos à segundo plano conosco mesmo! O simples exercício de Contemplação do líquido dentro da xícara e a Reeducação mental para tomá-lo em Silêncio total configuram-se em pequenas “Meditações de Observação” que propiciamos na nossa psique, no organismo e nos estímulos (inputs sensoriais) que trafegam entre nós e o ambiente, e, vice-versa.
Nesse contexto, quando inserimos as competências do Comer Consciente no ato de tomar Chá, geramos a propagação de efeitos benéficos significativos na modulação do que chamo de Triângulo da Dinâmica humana, isto é, a interação Mente, Corpo e Emoções, em 4 tópicos, como:

Conexão mental com estímulos sensoriais: Tomar chá é um “parque de diversões sensorial”! Você já percebeu o toque da ponta dos seus dedos na xícara!? Ou que tal perceber a fumaça que toma conta das suas narinas enquanto você aprecia o chá?
Podemos despertar inputs sensoriais, isto é, tato, visão, audição e olfato que irão auxiliar fortemente na gustação.

Coerência cardíaca: Quando trazemos o Comer Consciente como veículo do hábito de tomar Chá, potencializamos a atuação das ervas, justamente por ser um momento de consciência profunda, havendo uma desaceleração dos ritmos orgânicos, e, por conseguinte uma sinergia de trabalho entre os batimentos cardíacos e as ondas cerebrais, acontecimento que denominamos de estado de coerência cardíaca;

Equilíbrio Psicofísico: Os vilões da vida moderna nos grandes centros urbanos, como Estresse crônico, Ansiedade, Depressão e Insônia consomem nossa energia vital, fazendo com que tenhamos uma redução do desempenho das nossas funções executivas cerebrais. Desse modo, o Tea Experience nos remete a uma pausa harmônica, onde podemos nos convidar a viver este binômio, ou seja, você e sua xícara, sua xícara e você, por 5 minutos, desenvolvendo um processo de economia de energia nas variáveis fisiológicas do nosso corpo (diminuição da frequência respiratória, da frequência cardíaca e da temperatura corporal), fenômeno que determina este Detox diário que tanto necessitamos;

Redução da fome psicológica: Ao realizarmos este exercício de Comer Consciente com Chá, extravasamos o momento desta refeição Detox, e, gradualmente, iniciamos um processo de modificação de aspectos comportamentais em outras refeições do dia a dia, verificando-se uma melhora na relação com o alimento e dando forma real à uma equilibrada Atenção Plena na Alimentação;

O mais interessante é que é totalmente possível cultivar este hábito em outros momentos do dia, para que possamos ter “válvulas de escape” ao longo da nossa jornada de trabalho. Que tal fazer o Mindful Eating com Chá após o almoço? Ou agendar uma reunião no meio do expediente em uma casa de chá e destinar os 5 minutos finais para esta experiência?

E pra você aplicar de forma muito prática o Comer Consciente diretamente no ato de tomar Chá, eu lhe convido a realizar o nosso Curso Online Mindful Eating – O Comer Consciente que abrange todo o universo da Atenção Plena na Alimentação de forma simples, eficaz e baseada em muitas evidências científicas que se aplicam no nosso contexto prático diário e conta ainda com o Áudio específico guiado por mim do Tea Experience pra te acompanhar durante esta experiência profunda com o Chá.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp