Mindful Eating na Ceia de Natal e Ano Novo

“A Ativação Sensorial antes da Ceia de Natal e Ano Novo desperta sensações de saciedade.”

A Ativação Sensorial caracteriza-se em uma etapa introdutória à refeição, desempenhando uma função de grande importância para a harmonia e saciedade dentro das perspectivas do Mindful Eating!

Em épocas de grande convite à elevadas quantidades de comida, como nas festas de fim de ano, representadas na Ceia de Natal e de Ano Novo, com desafios que põem a prova o emagrecimento, como rabanada, salgadinhos e pudim, acentuando assim os mecanismos de gula e compulsão alimentar.

Como aplicar o Mindful Eating na prática na ceia de Natal?

A interface do alimento com os sentidos humanos e vice-versa, consiste em despertarmos nossos sentidos para um melhor paladar e maior saciedade, ou seja, aproximarmos de uma forma mais aprofundada a visão, o olfato, a audição e o tato para que estes sentidos somados propiciem uma gustação (paladar) mais gostosa, fazem com que coloquemos em prática o Comer Consciente.

Em termos práticos, que tal antes de saborear aquela rabanada, sentir o aroma dela com uma respiração bem profunda? Ou, perceber as formas e texturas daquele perú de Natal decorado na mesa? Você pode ainda mastigar as nozes e atentar-se aos ruídos que cada gesto mecânico da mastigação proporciona!

No que se refere à saciedade, quando despertamos as funções dos sentidos no momento da refeição, enviamos informações ao nosso cérebro que, posteriormente, responde com o envio de mediadores químicos de hedonismo (felicidade) e prazer na circulação sanguínea, diminuindo desta forma, possíveis episódios de compulsão alimentar e, sobretudo, de fome psicológica (comer sem necessidade fisiológica) colocando em prática as atitudes da Atenção Plena na Alimentação.

Estes são alguns exemplos práticos que eu recomendo pra você. Aplique-os nas ceias das festas de fim de ano! Que tal este desafio? Faça da Ativação Sensorial a ponte para uma refeição mais harmônica e com aumento de saciedade no seu Comer Consciente de Natal ou Réveillon. E como o fim de ano é um momento de planejarmos novos objetivos de vida, você pode aplicar o Mindful Eating na sua vida de forma simples e prática, a partir do nossa Formação Online completo em Comer Consciente! Vamos revolucionar sua relação com alimentação para 2020 agora? 😉

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp