“Comer Consciente nos ajuda em diversas áreas da saúde, exercendo grande papel neste Dia Mundial da Alimentação”

Hoje, dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação! Uma data que de tão importante, acaba se estendendo para o Mês da Alimentação Saudável!

Dr. Marcelo Anselmo, e qual a relação do Mindful Eating com o Dia Mundial da Alimentação?

Ao traçarmos um elo entre o Mindful Eating (Comer Consciente) e o Dia Mundial da Alimentação depreendemos que a alimentação não consiste somente do equilíbrio do prato que vai à mesa, isto é, a ingestão de nutrientes feita de forma adequada, mas, sim, o modo como ingerimos este alimento.

Dessa forma, o Mindful Eating caracteriza-se pela aplicação dos princípios da Atenção Plena na Alimentação sendo benéfico em diversas esferas tanto da prevenção quanto da reabilitação, caracterizando-se como uma técnica altamente replicável seja por profissionais de saúde (nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, professores de Educação Física, terapeutas integrativos, e outros), ou por pessoas leigas que se interessem por uma alimentação saudável e na redução de transtornos alimentares.

Dr. Marcelo Anselmo, podemos considerar o Mindful Eating como uma ferramenta da saúde do futuro?

Sim, plenamente! Por ser uma técnica que envolve a reprogramação de hábitos, o autocuidado e a consciência, ela se configura em uma atuação de alta eficácia em algumas doenças crônicas, dentre as quais elenco pra você:

  • Ansiedade: Ajuda a reduzir as válvulas de escape alimentares que as crises de Ansiedade geram;
  • Obesidade: O Mindful Eating na Obesidade é altamente valioso, auxiliando no aumento da saciedade e na harmonização do comportamento alimentar;
  • Alzheimer: Costumo salientar muito a efetividade do Comer Consciente para este público, justamente por eu usar a técnica com pacientes idosos que apresentam a doença. A partir dela, temos uma melhoria da palatabilidade e encorajamento ao ato de alimentar-se;
  • Diabetes: A aplicação da Atenção Plena na Alimentação para diabéticos é um recurso excelente, pois com o desenvolvimento da prática aguçamos nosso paladar, reduzindo assim o consumo de açúcar e/ou adoçantes;
  • Compulsão Alimentar: A atuação do Comer Consciente na Compulsão Alimentar é de grande representatividade! Com o escopo da técnica, minimizamos os episódios de farra alimentar, além de despertarmos a consciência para observação dos gatilhos que promovem as compulsões, diminuindo a intensidade e a frequência das mesmas;

E pra você aplicar de forma super fácil o Mindful Eating no seu cotidiano, não apenas hoje, neste Dia Mundial da Alimentação, mas, de forma habitual, quero que conheça nossa Formação Online completa em “Mindful Eating – O Comer Consciente” com 4 super módulos e Áudios pra você, de fato, Meditar e Comer ao mesmo tempo 😉

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

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