O Mindful Eating consiste na aplicação dos preceitos da Atenção Plena diretamente na Alimentação, isto é, gerando uma ligação do Mindfulness (mente consciente) no momento da refeição e nas atitudes que temos perante nossa alimentação. Nesse sentido, ressalto aos meus alunos e pacientes que gosto de “abrasileirar” o nome da técnica, Mindful Eating, chamando-a de Comer Consciente.

Diversos profissionais das mais variadas áreas da saúde estão utilizando esta técnica em diferentes contextos, seja no Emagrecimento ou Manutenção do peso corporal, no controle da Compulsão Alimentar, no alcance de hábitos saudáveis, ou, até mesmo, na redução de comportamentos de evitação de alguns alimentos. Considero este advento de utilização do Comer Consciente altamente natural, vide a eficácia e a praticidade da técnica, no entanto, acredito que um dos profissionais que mais tenha a necessidade de usar a técnica na sua atuação com o cliente seja o Coach de Emagrecimento!

É evidente que o Personal Trainer, o Psicólogo e o Médico tenham necessidades reais de aplicação do Comer Consciente, contudo, creio que o profissional Coach possui contato direto com anseios, hábitos e condutas do paciente na consulta dele, vide que o paciente irá procurá-lo justamente com o mindset de mudar seus hábitos em várias dimensões (melhorar o sono, fazer exercícios físicos e controlar o estresse), e com a alimentação não é diferente, onde o Coach de Emagrecimento lança mão de recursos motivacionais para o engajamento e de comportamento alimentar.

Dr. Marcelo Anselmo, sou Coach de Emagrecimento! Como aplicar o Mindful Eating na prática?

Ao longo da minha experiência clínica e ao capacitar profissionais pelo Brasil percebo que, especificamente, o Coach de Emagrecimento necessita de uma “bússola” que o embase, de maneira, a favorecer a leitura da evolução do paciente! Baseado neste contexto desenvolvi o que denominei de “Diário da Alimentação Consciente” que pode ser muito útil para aplicarmos o Mindfulness na Alimentação e monitorarmos o Comportamento Alimentar, sendo dividido em:

  1. Data/hora da refeição e o que havia no prato? – Determinante para que você saiba em que momento do dia a refeição foi feita e os insumos que faziam parte do prato;
  2. Qual o foco (exercício perceptivo)? – Aqui depende do estágio de evolução do teu paciente e o que você está enfocando com ele neste momento de tratamento. O exercício pode ser relacionado à somente estar mais consciente através da respiração, realizar uma ativação sensorial, perceber elementos da mastigação, ou sentir mais a deglutição (ato de engolir);
  3. Onde realizou a refeição? Com quem realizou? – Neste item você captará mais informações do ambiente o qual esta refeição foi feita, bem como, se ouve uma companhia neste momento da refeição;
  4. Atividade feita antes, durante e depois da refeição? – É importante você coletar estas informações, pois elas ajudarão você a situar-se no espaço e no tempo de variáveis que possam interferir na qualidade da prática do Mindful Eating do teu paciente;

Dr. Marcelo Anselmo, posso considerar estas 4 passos como fundamentais para o Engajamento dentro do Coaching de Emagrecimento?

Sim! Este é um questionamento que costumo escutar de pacientes e alunos. É relevante que você compreenda que para proporcionarmos um Remodelamento de Crenças ou Reprogramação Neuro-Linguística outros aspectos serão necessários de despertarmos na vida do paciente que vão além do equilíbrio do momento da refeição em si. Entretanto, efetuar o emprego do Comer Consciente por meio destes 4 passos já consiste em uma grande evolução, que, apresenta grandes possibilidades de ajudar na harmonização de desequilíbrios comportamentais que a pessoa apresente perante à alimentação e assim cultivarmos uma forma de relacionamento com a refeição mais equilibrada e saudável!

Nesse sentido, quero que você confira agora os detalhes da nossa “Formação Online em Mindful Eating – O Comer Consciente”, um Curso 100% Online que fará grande diferença na sua atuação como Coach de Emagrecimento! Seja bem-vindo!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

[uam_ad id=”3279″]