Mindful Eating para Nutricionistas – Como colocar o Comer Consciente no atendimento online?

As consultas online ou chamadas também de atendimentos à distância são realidades que se acentuaram nos últimos anos para os profissionais de saúde. Dessa forma, nutricionistas, personal trainers e psicólogos estão se destacando na criação de modelos virtuais de acompanhamento dos seus respectivos pacientes, no que se refere aos serviços de consultoria online. Em virtude da quarentena e do distanciamento social desencadeados pela pandemia de Coronavírus, esses modos de atendimento tornaram-se ainda mais comuns!

Contudo, alguns questionamentos vem à tona na mente desses profissionais quanto à eficácia da consultoria online, dentre eles: será que irei conseguir gerar para meu paciente bons resultados por meio da consulta virtual? Meu paciente terá adesão às propostas que solicitei? Será que fatores como estresse, insônia e ansiedade não farão com que gatilhos da saúde mental e fome emocional sejam evidenciados?

Para o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, um dos profissionais que mais se questiona perante esses aspectos é o nutricionista, pois sua atuação baseia-se essencialmente na mudança de hábitos voltada para um estilo de vida com maior equilíbrio e alimentação consciente. Nesse sentido, o nutricionista independente da especialidade em que atua, seja nutrição comportamental, nutrição integrativa ou nutrição funcional, procura aliar um escopo de métodos e técnicas que possibilitem a geração de maiores resultados no desenvolvimento da consultoria online.

Nesse contexto, o Mindful Eating posiciona-se como um recurso com ótima adaptação, eficácia e praticidade dentro da consultoria online em nutrição, pois um modelo online de atenção plena na alimentação configura-se no acompanhamento virtual do paciente com o nutricionista, visando suscitar questões e respostas do comer consciente, desenvolvidas em conjunto por ambos e plenamente comuns nesta época de quarentena e distanciamento social: por que o estresse engorda?, por que a ansiedade dá tanta fome emocional? Como o mindfulness me ajuda na saúde mental?

De acordo com o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, o nutricionista possui 3 grandes benefícios da aplicação do Mindful Eating dentro da consultoria online:

  1. Simplicidade de aplicação: Em virtude do modelo de acompanhamento da consultoria online, faz-se necessário que as técnicas usadas sejam simples no entendimento para o paciente e na condução pelo nutricionista. E o comer consciente cumpre muito bem este requisito, pois pode ser promovido por intermédio de exercícios práticos ou por áudios que realizam a narração do “meditar e comer ao mesmo tempo”;
  2. Combate aos desequilíbrios atuais: Ansiedade, estresse crônico, insônia, são gatilhos geradores da fome emocional, que, possivelmente tenha atingido seu pico de manifestação devido aos desdobramentos da pandemia! Baseado em um Plano de Comer Consciente, você pode controlar a compulsão alimentar do paciente e ainda estimular hábitos saudáveis relacionados à atenção plena na alimentação, por meio de atuações interligadas como nutricionista comportamental e nutricionista coach dentro da sua consultoria online;
  3. Agregação de valor: A competição no mundo virtual é altamente desafiadora, não é mesmo!? Desse modo, é condição mandatória que o nutricionista possa desenvolver produtos e serviços por meio de métodos e técnicas estudados para gerar uma real diferenciação aos olhos do cliente! A aplicação do Mindful Eating atua nesse contexto, pois faz com que você proporcione ao paciente uma atenção integral em estilo de vida saudável, equilibrando mente, corpo e emoções do seu paciente;

E então nutricionista? Como colocar o Mindful Eating em prática dentro da consultoria online? Podemos ajudar você com nossa Formação Online em Mindful Eating, um curso à distância com chancela internacional e conteúdo altamente prático baseado em evidências científicas!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp