Eu li Meditar e Caminhar ao mesmo tempo!? Sim, é (plenamente) possível!

Ao longo das minhas aplicações do Mindfulness tanto no ensino com alunos quanto na esfera clínica com pacientes, pude perceber que a prática meditativa, isto é, realizar 10 ou 15 de minutos de vivência estática seja sentado ou deitado gera resultados altamente eficazes na saúde humana.

A questão é que além da prática meditativa em si, identifiquei que muitas pessoas possuem uma melhor aceitação à Meditação quando ela, de fato, está combinada ao movimento, ou seja, um “Meditar em Movimento” 😉

Dr. Marcelo Anselmo, o que é este Mindful Walking?

Esta é uma das perguntas que mais escuto e que por se tratar de algo abstrato, pode parecer um pouco desafiador este entendimento. O Mindful Walking consiste na aplicação do Mindfulness no ato da caminhada, baseando-se nos preceitos da Atenção Plena, de modo que possamos perceber elementos no corpo e na paisagem enquanto caminhamos.

A Filosofia da Atenção Plena preconiza estarmos mais presentes nas atividades que realizamos no nosso cotidiano, seja isto varrer a casa, ler um livro, ou escovar os dentes. Assim, com a caminhada não é diferente!

Dr. Marcelo Anselmo, o que devemos perceber no corpo durante o Mindful Walking?

Este “Meditar em Movimento” nos leva a uma perspectiva de nos centrarmos em estímulos que estão presentes no nosso corpo durante 24 horas por dias, contudo, quando estamos com Ansiedade, Estresse alto ou pouca concentração não nos damos conta da existência deles. São estes, principalmente:

  1. Respiração;
  2. Batimentos cardíacos;
  3. Sudorese;
  4. Coordenação de braços e pernas para realizarmos a marcha humana;

Muito interessante, não é mesmo!? Na parte 2 deste Artigo vou aprofundar os detalhes desta Caminhada com Atenção Plena e falar mais sobre o Sistema Exclusivo de Fones de ouvido que a Plenitude possui. Agora, vou deixar você com fotos de Vivências no Sesc Interlagos, Sesc Santo André e Sesc Bertioga e o Áudio/Vídeo do Mindful Walking, para você aplicar diretamente nas suas caminhadas a partir de hoje!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp