A Gerontologia é uma das áreas que mais me fascina dentro da Fisioterapia e da Educação Física! De fato, adoro estudar os melhores métodos para cuidar dos idosos, mas melhor ainda do que estudar, é aplicar com eles na esfera prática, não é mesmo?
Contudo, mesmo sendo uma área apaixonante ela é, ao mesmo tempo, desafiadora! O idoso que tratamos é uma verdadeira caixa de pequenos problemas, ou seja, várias avarias na saúde através das doenças crônicas que ao longo do tempo se cronificam ainda mais!

Como é formado o Quadrado do Cuidado?

Acredito que independentemente da área da saúde a qual você faça parte, quando cuidado do idoso, não tratamos apenas ele, mas, outras 3 esferas que somadas deflagram o que denomino de Quadrado de Cuidado:

Precisamos conceber que estes 4 atores participam direta ou indiretamente no cuidado a este público longevo, interconectando estes Tentáculos do Cuidado.

Quais os efeitos do Mindfulness no Quadrado do Cuidado Gerontológico?

Vejo que o Mindfulness (Meditação da Atenção Plena) prática que nos promove um centramento e equilíbrio cotidiano nos favorece em 3 aspectos altamente significativos dentro de uma perspectiva de longevidade mais saudável:

thumb-mindfulness-no-quadrado-do-cuidado-gerontologico-grafico-02
Dessa forma, concebo que o Mindfulness atua nestas vertentes que considero as mais funcionais do cuidado com o idoso, seja nas doenças neurodegenerativas, nas doenças crônicas ou nas limitações ortopédicas. Este advento no Mindfulness para o idoso é um dos conteúdos do curso que ministrarei em parceria com o Instituto Cefisa em São Paulo/SP nos dias 17 e 18 de novembro, Mindfulness no equilíbrio Mente-Corpo-Emoções! Confira tudo sobre o curso clicando no botão a seguir:

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

[uam_ad id=”3279″]