O que o estresse causa? Técnicas de relaxamento e o Quinteto fantástico

Sintomas do estresse, burnout e ansiedade ocorrem no dia a dia e formam índice perigoso com cinco fatores.

Agitação, insônia, desequilíbrios emocionais, falta de ar e “fome emocional” são sintomas que sentimos em virtude do estresse crônico e da ansiedade generalizada no dia a dia. Esta órbita de acontecimentos se manifesta em diferentes intensidades, gerando prejuízo à saúde mental e ao bem estar, contudo, o ponto de discussão parece ser muito mais profundo quando nos deparamos com estes fatores.

Para o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, você na sua casa seja trabalhando em home-office ou em momentos com sua família pode apresentar um ou mais destes sintomas, entretanto, eles formam “a ponta do iceberg”, cujo corpo em si constitui-se por meio da existência de índices negativos que colocam em xeque nosso equilíbrio mente e corpo e a capacidade de manutenção de um estilo de vida saudável, atendendo pela denominação de: quinteto fantástico do estresse.

Esta alusão metafórica ao filme hollywoodiano traduz-se em um recurso didático e impactante para auxiliarmos na retenção da informação, possuindo a seguinte composição:

9 de 10 consultas médicas são geradas por Estresse
O brasileiro é o povo mais depressivo da América Latina
O consumo de Rivotril (Clonazepam) aumentou quase 3x no Brasil - Em 2010 eram 10 milhões de caixas vendidas, em 2018 foram mais de 27 milhões
O brasileiro é o povo com a maior taxa de Transtorno de Ansiedade do mundo
3 em cada 10 brasileiros estão esgotados (apresentam síndrome de Burnout)
Anterior
Próximo

Estes recortes de realidade retratados dentro do Quinteto Fantástico do estresse se enraízam em aspectos do próprio estresse, da ansiedade, da depressão, do burnout (estado de esgotamento) na saúde do trabalhador e da insônia, onde cada um destes pode manifestar-se de modo isolado e/ou tornando nossa saúde mais vulnerável para outro índice deste ou a instalação de uma doença em um órgão ou sistema em si.

Mesmo com este advento desafiador do quinteto fantástico no viés da saúde populacional é determinante que você compreenda sobre um ingrediente altamente poderoso para combater estes índices e lhe ajudar na saúde mental, a dormir bem e com equilíbrio emocional: são as técnicas de relaxamento no controle do estresse!

O Dr. Marcelo Anselmo, professor de Plenitude Bem Estar, defende que as práticas mente e corpo são muito benéficas, atuando em cada um dos índices do quinteto e nos desdobramentos causados, referindo que: técnicas como Mindfulness, a meditação da atenção plena, a educação somática e o estudo de como a ansiedade começa, são recursos de defesa de grande eficácia e modelam a forma como nos relacionamos com cada um dos desconfortos dos 5 itens do quinteto.

Baseado em todos estes fatores que você acabou de conferir que tal conhecer agora nossa Formação Online Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse? Um Curso Online com chancela internacional, preparado de forma muito especial e artesanal pra você a partir de uma abordagem abrangente, didática e integrativa!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp