Parte 2 – O Ambiente atuando no Triângulo da Dinâmica humana

Após a Parte 1 deste Artigo, onde apresentei a você a composição do Triângulo da Dinâmica Humana (Mente-Corpo-Emoções) e os impactos do Estresse em cada uma destas esferas, apresento a você aqui um figurante, que cá entre nós, possui papel de protagonista.

No entanto, por mais que eu diga para você sobre uma figura triangular demarcada por seus respectivos vértices, o mental, o corporal e o emocional, existe este quarto elemento que se encontra por trás das cortinas! Eis que surge: o ambiente!

Perceba que o ambiente impacta diretamente nas linhas conectivas entre os vértices do Triângulo e se você voltar no tempo e lembrar os ensinamentos de escola, recordará que o professor sempre dizia que: “um triângulo possui três partes diametralmente iguais”. Isto representa uma metáfora ao nosso cotidiano, pois por mais que estejamos equilibrados, se há uma notícia ruim na televisão, uma mensagem indesejada no aplicativo no celular, o trânsito caótico, enfim, alguma fonte de estresse que nos remeta a um comprometimento desequilíbrio imediato de uma destas partes, por conseguinte, as outras duas serão impactadas também.

Nesse sentido, é necessário lançar um olhar no restante da expressão (Dinâmica Humana), que remete ao movimento que nós fazemos no dia a dia. Se realizarmos uma alusão à Física, perceberemos que o dinamismo fundamenta-se no comportamento dos corpos em movimento e a ação das forças que modificam seus movimentos, ou seja, as forças do ambiente, podem nos tornar mais vulneráveis ou podem ser um “trampolim de resiliência” para cultivarmos essa atitude de forma mais frequente, isto é, fazendo com que uma situação que aparentemente nos levaria ao desgaste possa ser encarada como um verdadeiro estímulo para sermos mais adaptáveis. Viva o ambiente! 😉

A chamada para sua ação é o conhecimento! Assim, desfrute de conteúdos impactantes sobre Estresse no meu Curso EAD e 100% gratuito “Introdução ao Estresse”.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp