Por que estudar Estresse? Parte I

Esta pergunta encabeça os pensamentos de alguns alunos meus de graduação e pós-graduação que sempre me perguntam, “Dr. Marcelo, mas por que estudar estresse?”

Eu os digo que o estudo do Estresse humano atualmente consiste em uma saber obrigatório aos profissionais de saúde! Sabemos que a incapacidade de controlar o estresse é capaz de gerar diversos efeitos maléficos na saúde, acentuando diversas doenças. Costumo problematizar, dizendo que ao deixarmos de estudar Estresse, cometemos um severo equívoco, baseado nas seguintes premissas:

1-Se eu não estudar Estresse, a eficácia do meu tratamento cai!

Independentemente da área da saúde a qual você faça parte, seja Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, enfim…você como profissional de saúde SEMPRE irá lidar com o estresse do seu cliente.

E se você não auxiliar seu cliente a gerenciar as fontes estressoras, a eficácia do teu tratamento cai consideravelmente, pois, por muitas vezes, ao invés de você tratar a causa, isto é, a incapacidade de controlar o Estresse, você está apenas tratando os sintomas 😉

2-Se eu não estudar Estresse, perco grande fatia do mercado de clientes!

Segundo dados da ISMA (International Stress Management Association) 9 de 10 consultas médicas são geradas por Estresse! Ou seja, 90%!! Isto nos demonstra a imensidão do mercado que temos no cenário atual e a magnitude do mercado que ainda está porvir, considerando as situações de crise socioeconômica, envelhecimento populacional e cronificação das doenças.

Para que você compreenda totalmente este aspecto, quero que você assista ao vídeo abaixo, onde abordo estes 2 itens:

No artigo 2 desta Série lhe mostrarei outros fatores altamente impactantes que nos levam a fazer do estresse um conhecimento útil e necessário no mundo moderno.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp