Saúde mental e sons da natureza – Meditação com som da cachoeira

As necessidades sociais perante a saúde da mente e das emoções sempre estiveram altamente potencializadas no modo de viver contemporâneo, sobretudo, com índices configurados na sociedade brasileira, como:

  • Brasileiro é o povo mais ansioso do mundo! Quase 10% da população brasileira possui diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada;
  • Quase 40% da população brasileira apresentam queixa de insônia;
  • Praticamente 30% dos 100 milhões de trabalhadores brasileiros apresentam burnout (síndrome do esgotamento e/ou chamado também de estresse crônico), cuja estatística, revela que o Brasil é o 2º país com o maior número de pessoas com Síndrome de Burnout no mundo;

Apesar destes índices desafiadores, de fato, é possível manter seu equilíbrio no dia a dia por meio de práticas integrativas que estabeleçam a conexão entre a mente, o corpo e as emoções, facilitando os mecanismos de consciência, percepção de si próprio e autocontrole.

Um dos recursos mais efetivos nesse contexto consiste na meditação baseada a partir dos sons oriundos de eventos da natureza, sendo a cachoeira um destes sons mais prazerosos, confortáveis e intimistas que existe, capaz de gerar a resposta de relaxamento que desejamos no organismo, reduzindo assim, os efeitos nocivos da ansiedade, depressão e insônia.

Temos uma diversidade de efeitos substanciada pela neurociência, isto é, a acústica desencadeada pelo som da cachoeira exerce efeitos específicos na saúde mental, por meio da atuação em áreas do cérebro, como ínsula (diminuindo a reatividade frente às ações do dia a dia), assim como, no hipotálamo, auxiliando no controle de variáveis fisiológicas (frequência cardíaca, atividade eletrodérmica e frequência respiratória).

Vamos desfrutar desta meditação com o som da cachoeira agora? Reforce sua imaginação e conecte com a natureza neste momento. Clique no link abaixo e aproveite este áudio da Plenitude Bem Estar!

Abraços fraternais,

Prof. Marcelo Anselmo