Sem categoria

Como fazer Estimulação Cognitiva para idosos em casa com materiais baratos, lúdicos e efetivos?

Copos de plástico e tampinhas de garrafas promovem atenção, linguagem e coordenação aplicáveis no contexto domiciliar do idoso. A saúde do idoso consiste em um assunto de alto interesse à sociedade, cujo cada vez mais os familiares, cuidadores e profissionais da saúde voltados à geriatria e gerontologia na perspectiva de educação para a longevidade saudável buscam produtos e serviços não somente para o idoso possuir mais expectativa de vida, em termos de quantidade de anos de vida em si, mas…

0
Read More

Metas para ano novo – Trabalhando o poder da mente com imagética e visualização

Que ano impactante esse 2020, não é mesmo!? Sabemos obviamente o grande desafio do ano e que este desafio-central, gerou uma imensidão de situações que nos levou às adaptações que verdadeiramente ainda estamos nos habituando. Nesse sentido, estamos nos aproximando da virada do ano, aquele momento especial, cujo, empregamos nossos pensamentos e sentimentos para uma vida melhor nas diversas manifestações do viver, seja saúde, dinheiro ou relacionamentos. É um período no qual nos conectamos conosco mesmo e com o que…

0
Read More

Cuidados na saúde de A à Z: Experimentar o bem-estar para manter o bem-viver

A manutenção da saúde no universo contemporâneo baseia-se na efetivação cotidiana de um termo, isto é, o cuidado em saúde, cujo, cada vez ganha mais valor dentro das ciências da saúde na premissa de uma genuína cultura do cuidado, e que não se remete somente às dimensões da mente, do corpo e das emoções, contudo, também, aos aspectos sociais e ambientais os quais estamos inseridos e atuam diretamente nas áreas orgânicas. Nesse sentido, a luz lançada perante esta cultura do…

0
Read More

Cérebro, memória e longevidade: O que é Estimulação Cognitiva para idosos?

Ativação de funções no cérebro do idoso gerada pelo método Estimulação Cognitiva é muito benéfica no Alzheimer. A qualidade de vida do idoso é um tema de grande relevância na sociedade, onde cada vez mais os familiares, cuidadores e profissionais da saúde voltados à geriatria e gerontologia buscam soluções não apenas para o idoso viver mais, em termos de quantidade de anos de vida, todavia, que essa saúde, bem estar e longevidade possam ser mantidas com qualidade aos anos de…

0
Read More

Dia Internacional contra a exploração da mulher – Observações transversais da realidade feminina

A exploração e a violência contra mulher abrem o panorama para observarmos aspectos da relação da mulher com ela mesma. O dia 25 de novembro foi concebido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Dia internacional contra a Exploração da Mulher, uma data voltada à conscientização a respeito das desigualdades e discriminações de gênero que ainda persistem na sociedade contemporânea. A cada 2 minutos, uma mulher sofre agressão física. De acordo com dados do 14ª edição do Anuário…

0
Read More

Estou de mau humor hoje!? Aceitação, reflexão e ressignificação da expressão no cotidiano

A expressão “Acho que você levantou com o pé esquerdo hoje” abrange um horizonte de perspectivas pertinentes à reflexão. No dia 13 de novembro comemorou-se o Dia mundial do mau humor, se é que podemos considerar uma comemoração em si, não é verdade!? O intuito da menção a data no calendário acarreta genuínas reflexões sobre a expressão “mau humor” no cotidiano da sociedade, as quais abordaremos algumas aqui: Aceitação ao mau humor Um dos aspectos centrais é de que o…

0
Read More

Novembro azul – Saúde integral com prevenção do câncer de próstata

Campanha de sensibilização à saúde masculina no Brasil visa reduzir dado estatístico de que 1 homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata.  Os meses de outubro e novembro são marcos de prevenção na saúde brasileira, visando à promoção do bem estar integral, autocuidado e realização de exames periódicos da população, desdobrando-se na prevenção de câncer de mama às mulheres por meio do Outubro Rosa e da prevenção de câncer de próstata aos homens através do Novembro Azul.…

0
Read More

Técnicas de Relaxamento e dor nas costas durante a pandemia

Dor nas costas aumenta muito durante pandemia e Técnicas de Relaxamento ajudam no controle do quadro. A pandemia de Coronavírus (Covid-19) vem contribuindo para que fantasmas da saúde brasileira assustem ainda mais a população, não apenas no viés da saúde mental e saúde emocional (como ansiedade, insônia e estresse), todavia, nas dimensões físicas também, elevando os desequilíbrios de quadros crônicos musculares e articulares. Um dos eventos que apresentou maior impacto consiste na dor nas costas. Um estudo em parceria desenvolvido pela FioCruz,…

0
Read More

Mudança de hábitos em jogo? Confira a vivência online realizada para o Sesc

Neurociência da mudança de hábitos é retratada em jogo com tabuleiro virtual. A mudança de hábitos de vida é um processo que reúne desafios ao longo da trajetória de mudança em termos de atitudes, comportamentos e sensibilizações. Pouco a pouco estes hábitos estabelecessem-se como “códigos de ação” praticamente inconscientes e imperceptíveis ao nosso cérebro no cotidiano, gerando uma verdadeira programação automática no nosso modo de agir. Baseado nessa premissa, a Plenitude Bem Estar realizou a Vivência Online “Jogo Neurociência da…

0
Read More

Insônia durante a pandemia? Como as Técnicas de Relaxamento ajudam você a dormir bem?

Pesquisa mostra grande índice de insônia durante a pandemia e como as Técnicas de Relaxamento ajudam no equilíbrio do sono. A pandemia de Coronavírus (Covid-19) vem contribuindo para que fantasmas da saúde brasileira assustem ainda mais a população, sobretudo, no viés da saúde mental. Dentro dessa perspectiva, temos a configuração do Quinteto Fantástico do Estresse, onde: E, parece que mais um integrante quer fazer parte de modo permanente deste conjunto: a insônia! De acordo com uma pesquisa efetuada pela empresa…

0
Read More