No artigo passado falamos sobre como os sintomas de Estresse Crônico, Depressão e Ansiedade impactam de forma negativa no trabalho do Personal Trainer.

A questão preponderante que você precisa observar, meu caro colega Personal, é que não há como acabar com este problema! O que podemos fazer é lidarmos de forma harmônica e inteligente com ele, ou seja, buscando soluções efetivas para gerarmos resultados melhores para a Saúde 360° daquele que nos paga.

Por meio desses adventos, acredito que o primeiro aspecto que preciso salientar pra ti constitui-se na velha e boa, Quebra de Paradigma! Isto é, fazer uso das Técnicas de Relaxamento não apenas pode, mas, deve ser inserido no teu programa de treinamento. Possivelmente, essa referida quebra de paradigma se embasa em dois vieses:

Para o cliente

Que, a princípio, não considera que o Personal Trainer possa aplicar formas de Relaxamento com ele. Talvez, conceba o Personal apenas como um “profissional de treinamento físico”;

Para o próprio Personal:

Que considera, equivocadamente, que é pago somente para ministrar treinamentos de alta intensidade e que ao empregar estas Técnicas, o cliente pode achar que seus treinamentos são fracos.

E, Marcelo Anselmo, quais são os benefícios e técnicas que posso aplicar!?

Independentemente da técnica que você aplique temos benefícios altamente valiosos e que impactarão, como costumo dizer, nas esferas do Triângulo da Dinâmica Humana (Mente- Corpo-Emoções):

  1. Redução da agitação e da inquietude mental, fazendo com que haja uma concentração maior para o treinamento;
  2. Diminuição das tensões musculares, proporcionando melhor equilíbrio musculoesquelético, o que, desdobra-se em maior disposição às cargas de treinamento;
  3. Auxílio na indução ao sono, potencializando a capacidade restauradora do organismo;
  4. Redução na fadiga diária, gerando sensações de bem-estar e suavizando o desgaste psicofísico;
  5. Equilíbrio das variáveis fisiológicas, contribuindo para um estado de Economia de Energia, através de uma harmonia na pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória;

Seja Mindfulness (Meditação da Atenção Plena), Yoga, Educação Respiratória, Massagem ou Educação Somática, qualquer uma destas é capaz de gerar os efeitos que descrevi pra você. Mesmo sendo uma técnica com cunho corporal (ex.: Massagem) ela também é capaz de propagar efeitos na Mente, e, o contrário também é verdadeiro, ou seja, uma técnica mental (ex.: Mindfulness) atua também no corpo. Olha a simbiose Mente-Corpo e Corpo-Mente aí 😉

A partir destes preceitos acredito que você se conscientizou de como é importante e como você pode agregar valor ao seu serviço de Personal Trainer ao incluir estas Técnicas no teu portfólio! Para aplicar TUDO (e mais um pouco) sobre estas Técnicas de Relaxamento no Controle de Estresse de forma didática, abrangente e super prática, confira nosso Curso Online agora!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

[uam_ad id=”3279″]