Técnicas de Relaxamento na insônia – Do Mindfulness à Educação Somática (Parte 2)

“Técnicas de Relaxamento como Mindfulness e Educação Somática nos ajudam a dormir melhor!”

Na parte 1 deste texto o Dr. Marcelo Anselmo abordou os 4 benefícios das Técnicas de Relaxamento na insônia, que nos auxiliam na redução da tensão corporal, minimização do ritmo mental, estabilização das fases de sono e, sobretudo, na concentração no momento do sono para que seja sinalizado para o corpo que é “hora de dormir”!

Neste texto 2 enfoco pra você sobre a atuação de algumas das Técnicas de Relaxamento para amenizarmos a insônia. Cada uma delas atua mais voltada em um determinado efeito na mente, no corpo ou nas emoções, contudo, todas as Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse são altamente benéficas e você precisa realizar aquela que é a mais efetiva pra si próprio.

Vamos aos benefícios destas técnicas para um sono melhor:

Mindfulness

A prática da Meditação da Atenção Plena nos ajuda de forma significativa ao fenômeno do Centramento, fazendo com que a pessoa possa, pouco a pouco, se distanciar dos estímulos do dia a dia e se centrar mais no ato de dormir em si;

Educação Somática

Algumas Técnicas de Educação Somática (Relaxamento Progressivo de Jacobson e Relaxamento Autógeno de Schultz) geram excelentes efeitos na redução da tensão muscular, ou seja, no distensionamento do aspecto muscular e articular, proporcionando um melhor conforto para desfrutar da noite de sono;

Respiração

A Educação Respiratória nos ajuda na redução dos marcadores fisiológicos (pressão arterial, frequência cardíaca, ondas cerebrais e frequência respiratória) gerando uma experiência de relaxamento mais profunda;

Calatonia

Esta técnica dos Toques Sutis enfoca a manipulação das plantas dos pés, área do corpo que apresenta muitas informações sensoriais, isso ajuda fortemente na propagação das sensações de bem-estar;

E pra que você possa conhecer e aplicar cada uma destas técnicas, seja pra você mesmo ou para seu aluno e/ou paciente no equilíbrio do sono, confira nossa Formação Online Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse agora!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

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