Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Câncer, Obesidade e muitas outras. As doenças crônicas cada vez mais afligem a qualidade de vida da população, não apenas pela existência delas por si só, mas também pelos impactos no estilo de vida.
Você que é profissional da saúde e que lê este texto neste exato momento, deve fazer uma imagem mental de alguns pacientes que você cuida com doenças crônicas e perceber que existem algumas coincidências interessantes:

  • Eles demonstram grande agitação cotidiana e, por vezes, descontroles emocionais;
  • Devido ao sono instável queixam-se de fadiga mental e corporal;
  • Relatam pra você picos de sobrecarga das variáveis fisiológicas em momentos do dia (aumento da Frequência Cardíaca, Frequência Respiratória, Pressão Arterial);

Incapacidade de controlar o Estresse como agente de desequilíbrio orgânico!

Ou seja, independentemente da sua formação na área da saúde e da doença crônica que teu paciente possua, as Técnicas de Relaxamento desempenham um papel fundamental no manejo de sinais e sintomas na sua propedêutica. Pois, mesmo com diferentes facetas, isto é, agitação cotidiana, insônia, e aumento das variáveis fisiológicas, o vilão é sempre o mesmo, o estresse.

E não adianta você achar que conseguirá acabar com o vilão, pois o estresse é algo natural e necessário ao organismo. O que precisamos promover ao nosso paciente é o aprendizado, a aplicação prática e o condicionamento no uso das Técnicas de Relaxamento na vida dele.

Mas, Marcelo, e quais Técnicas de Relaxamento com evidências científicas e utilização fácil podemos promover para nossos pacientes? Existem diversas! Eu como estudioso e apaixonado pelo estudo do Estresse acredito que podemos combinar algumas delas de forma bem sinérgica e exitosa. Mas, este é o tema do nosso próximo artigo, no qual falarei sobre uma destas técnicas que mais aplico com meus pacientes, a Educação Somática (Relaxamento Progressivo de Jacobson e Relaxamento Autógeno de Schultz).

Hoje, fico por aqui neste ângulo de observação nas doenças crônicas e quero que você assista meu vídeo sobre os impactos do estresse no DVD (Desempenho da Vida Diária) para compreender mais sobre como o Estresse prejudica nossa Performance humana.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp