Sons da natureza no cotidiano? Ondas do mar e cantar dos pássaros na saúde mental

A percepção dos sons da natureza no cotidiano consiste em um fenômeno desafiador, sobretudo, para quem mora nas regiões metropolitanas. Ruídos, distrações e poluições sonoras à parte, por mais que saibamos do desafio, quando conseguimos percebê-los, temos não apenas um elo positivo com o mundo exterior, mas também um mergulho dentro de nós mesmos, fato que nos auxilia de forma importante na prevenção e controle de sinais e sintomas de estresse crônico, transtorno de ansiedade, insônia, depressão e síndrome do pânico.

            Quais são os sons da natureza que podemos perceber?

            Ventos, chuva, ondas do mar e cantar dos pássaros são alguns dos exemplos de sons da natureza da natureza que podemos perceber e contemplar no dia a dia. É claro que a percepção é regida por aspectos de local de moradia, hora do dia, condições climáticas. Contudo, independentemente, dessas variáveis é possível aguçarmos esta capacidade no nosso comportamento.

            Para endossar mais esta rota de pensamento, o Prof. Marcelo Anselmo, Docente do Curso Online Sons da Cura: Terapias Integrativas do Som compartilha exemplos: atualmente moro em apartamento em São Paulo capital, próximo da estação do metrô e aeroporto de Congonhas. Nos dias em que estou trabalhando em Home-Office, procuro me atentar aos hiatos do silêncio, isto é, momentos em que se cessam o deslocamento de aviões e carros, desabrochando assim, o cantar dos pássaros e o sopro dos ventos nas plantas do meu escritório.

            Dentro dessa conotação, outro exemplo advém de quando eu, trabalhava alguns dias da semana em Santos. Durante a ida até a empresa, passava pela orla da cidade e procurava estar atento à sinfonia do vaivém das ondas do mar. Sendo assim, acredito que os sons da natureza são conjugados no gerúndio mesmo, isto é, ocorrendo, acontecendo, proporcionando percepções no dia a dia. Se estamos com a consciência da percepção no momento presente para desfrutarmos dessas dádivas é que é outra história, não é mesmo?

            Quais são os efeitos dos sons da natureza na saúde mental?

            Dentro do viés da saúde mental, no que se refere à melhoria dos aspectos inerentes à insônia, ansiedade e depressão, é notório identificar a significativa contribuição destes “singelos e pequeninos momentos meditativos”. Desaceleração de pensamentos, aumento da capacidade criativa e de tomada de decisões, indução ao estado de relaxamento e aumento da tolerância às adversidades são exemplos de efeitos benéficos que eu mesmo senti dentro do tripé mente, corpo e emoções nos 2 exemplos que descrevi anteriormente.

            E então, que tal começar esta jornada agora? Isso mesmo, logo após ler esse artigo? Respire de forma profunda, entre em contato com si próprio e esteja mais perceptivo perante os sons da natureza que estão compondo sua paisagem sonora agora.