Aromaterapia + Mindfulness: A Simbiose Terapêutica

As Práticas Integrativas cada vez mais ganham cientificidade e adeptos mundo afora, devido ao advento da utilização destas técnicas no SUS e pela complexidade das enfermidades dos pacientes nos tratamentos de saúde. Neste último aspecto, é notório o agravamento das doenças crônicas e dos impactos destas no equilíbrio Mente-Corpo.

Considerando o espectro das Práticas Integrativas, duas destas estão cada vez se consolidam mais no topo da eficácia terapêutica, a Aromaterapia e o Mindfulness (Meditação da Atenção Plena).

É possível aplicar a Aromaterapia e o Mindfulness ao mesmo tempo?

Sim! E de 2 formas! Podemos alinhar a prática do Mindfulness de maneira que a âncora mental da prática seja o óleo de Aromaterapia (independentemente do óleo em si), ou seja, enquanto estamos ouvindo o áudio de Mindfulness nos mantemos centrados nas moléculas dissipadas pelo óleo nas nossas narinas, onde você pode manter-se segurando o vidro com o óleo ou passar algumas gotículas nas narinas.

A outra possibilidade é fazer de forma seguida, isto é, na minha prática clínica, geralmente recomendo meus pacientes inalar o aroma primeiro durante 5 minutos para que os efeitos aromaterapêuticos alcancem o subconsciente humano (área responsável pelas sensações de prazer e felicidade no organismo), e, posteriormente, efetuo o Mindfulness com eles para que possamos aumentar ainda mais os efeitos e que eles possam se expandir para um relaxamento e quietude mental.

Esta “Simbiose Terapêutica” provê o que chamo de Relaxamento Sensorial, caracterizado pela redução de inputs sensoriais (estímulos) que chegam às nossas vias sensoriais, gerando desta forma, uma Resposta de Relaxamento altamente efetiva.

No próximo texto falarei pra você como podemos integrar a Craniopuntura com esta dupla, evoluindo assim para um verdadeiro “Circuito da Plenitude” inovador e eficaz dentro das práticas integrativas.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp