O Sound Healing é um método de tratamento em que o terapeuta usa recursos e materiais sonoros para promover saúde mental, cura de doenças e equilíbrio mente e corpo. Conhecida também como Terapia do Som ou Sons de cura, reúne elementos desde os sons da natureza até a voz em si do terapeuta integrativo na aplicação no tratamento de pacientes.
Como o Sound Healing ajuda o terapeuta integrativo?
O tratamento de pacientes com ansiedade, estresse, depressão, insônia e dor crônica consiste em um dos grandes desafios para profissionais da saúde no cenário contemporâneo, em razão das diversas dimensões do paciente (mental, físico e emocional) que precisam ser acompanhadas e na combinação de métodos e recursos a serem aplicados.
Segundo o Prof. Marcelo Anselmo, facilitador do Curso Sons da Cura: Terapias Integrativas do Som, o terapeuta integrativo é um profissional com habilidade significativa para associar recursos das práticas integrativas, sejam os métodos que o profissional já aplica para os pacientes ou métodos novos que podem ser adicionados ou complementarem os já existentes.
Baseando-se nessas premissas, para Marcelo é necessário o terapeuta compreender que o Sound Healing pode ser muito efetivo dentro das estratégias de tratamentos holísticos para pacientes, sobretudo, por estas razões:
1-Adaptação a diferentes formas e ambientes: os recursos da terapia do som se adaptam bem para serem aplicados dentro de um consultório, na casa do paciente ou, até mesmo, à distância;
2-Recurso primário ou secundário no tratamento: Um recurso sonoro pode se configurar como o principal dentro de uma sessão de tratamento ou no início de um atendimento, auxiliando o terapeuta a alcançar uma maior conexão com o paciente e acesso à níveis de consciência mais profundos;
Quais são os recursos do Sound Healing na prática?
O som consiste em um processo biofísico, valendo-se da emissão de ondas sonoras que geram efeitos positivos na mente, corpo e espírito do paciente, fortalecendo assim a cura de uma determinada condição. Nesse viés, os recursos pertencentes ao método podem ser:
-A sinergia com a voz do terapeuta guiando um determinado estímulo (relaxamento, meditação, afirmação positiva);
-A percepção dos sons da natureza;
-O desfrutar do toque das taças e gongos;
-O tilintar dos cristais;
De forma geral, estes recursos geram sensações de relaxamento profundo, prazer e felicidade, contudo, o terapeuta deve pensar de forma aprofundada nas aplicações de cada um deles para casos específicos de pacientes, personalizando o tratamento da melhor maneira possível.