Como a meditação ajuda na dor nas costas? 4 benefícios do Mindfulness na dor lombar

Os benefícios da meditação mindfulness são muito conhecidos na saúde mental. Nesse sentido, é importante irmos além da esfera mental da saúde e conceber que esses efeitos positivos podem abranger também a saúde física.

Considerando esses aspectos, temos 4 benefícios da prática do mindfulness para quem possui dor na coluna lombar:

1-Reduzir tensão muscular e emocional
Muitas dores nas costas, principalmente lombares, estão associadas a tensão, estresse e ansiedade, que aumentam o tônus muscular. Meditação e respiração consciente ajudam a relaxar músculos que estão em constante contração defensiva.

2-Modular a percepção da dor
Práticas meditativas, principalmente a meditação da atenção plena, alteram áreas cerebrais relacionadas à percepção e resposta à dor (como córtex somatossensorial e ínsula). Assim, mesmo que a causa física da dor permaneça, o cérebro interpreta o estímulo doloroso de forma menos intensa ou menos ameaçadora.

3-Melhorar a postura indireta
Ao cultivar maior consciência corporal durante e após a meditação, as pessoas tendem a perceber hábitos posturais nocivos que agravam a dor lombar.

4-Diminuir o ciclo medo-dor-tensão
A meditação quebra o ciclo em que sentir dor gera medo de se mover, levando a mais rigidez, mais tensão e mais dor. Mindfulness permite observar a dor sem pânico ou resistência, diminuindo esse ciclo.

Quer aproveitar esses benefícios de forma prática agora? Clique no vídeo abaixo e faça uma meditação deitada com enfoque na coluna lombar: