Mindfulness e Atitudes – Atenção Plena na promoção das competências socio-emocionais

“Praticantes de Mindfulness possuem maior aceitação dos acontecimentos cultivando a Resiliência diariamente, ajudando no controle socio-emocional.”

De acordo com nosso diretor-geral, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, precisamos diferenciar a prática da Meditação Mindfulness, isto é, o momento no qual realizamos o exercício meditativo para relaxamento ou concentração mental, seja guiado por um facilitador ao vivo ou tecnológico ou por conta própria da aplicação da Atenção Plena em situações da vida diária, ou seja, o que ele referencia como Filosofia da Atenção Plena.

Apesar de serem aspectos diferentes em termos de conceito, uma está intimamente ligada à outra, pois, ao realizarmos o exercício da Meditação, gradualmente, vamos treinando a mente em um novo circuito de pensamentos e crenças, que, por conseguinte, geram um elo direto com a aplicação destas tarefas mentais quando somos expostos aos desafios do dia a dia, leia-se: situações adversas que propagam Estresse, agitação, aumento dos marcadores fisiológicos e Ansiedade.

Diversos estudos mostram que os praticantes contínuos de Mindfulness, sejam 2x, 3x ou todos os dias, desenvolvem atitudes de aceitação mais estáveis do que não-praticantes, além de apresentarem maior equilíbrio e estratégias neurais e psicológicas mais efetivas de “coping” (enfrentamento) perante fatores de estresse, ou seja, quando somos expostos às situações adversas diárias. Esses fatores culminam em termos o cultivo da aplicação do comportamento de resiliência e de menor fragilidade socio-emocional.

Confira o Mini-Vídeo com o Prof. Dr. Marcelo Anselmo, com mais detalhes sobre como a Atenção Plena pode nos ajudar na promoção das competências socio-emocionais!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp