Insônia durante a pandemia? Como as Técnicas de Relaxamento ajudam você a dormir bem?

Pesquisa mostra grande índice de insônia durante a pandemia e como as
Técnicas de Relaxamento ajudam no equilíbrio do sono.

A pandemia de Coronavírus (Covid-19) vem contribuindo para que fantasmas da saúde brasileira assustem ainda mais a população, sobretudo, no viés da saúde mental. Dentro dessa perspectiva, temos a configuração do Quinteto Fantástico do Estresse, onde:

E, parece que mais um integrante quer fazer parte de modo permanente deste conjunto: a insônia! De acordo com uma pesquisa efetuada pela empresa global de inovação corporativa The Bakery, que entrevistou quase 800 pessoas de distintas faixas etárias e situações profissionais no Brasil, e publicada pela Revista Veja Saúde, quase metade (44%) refere dificuldade em dormir bem, originando assim, insônia cotidiana.

Para o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, o resultado desta pesquisa evidencia ainda mais que os índices alarmantes (de estresse crônico, burnout, ansiedade generalizada e a ansiedade para dormir) estão intimamente relacionados com “doenças emocionais ou sociais” e que resultam diretamente na insônia, ou seja, o ser humano sofre por não saber lidar com desafios cotidianos que põem a prova sua adaptação, mormente, em um período de uma série de incertezas e mudanças como esta era que vivemos da pandemia de Coronavírus e estes desafios acabam, literalmente, fazendo com que a pessoa perca o sono totalmente ou tenha um sono pouco revitalizante. Adicione a isso, o estilo de vida que temos nas grandes regiões metropolitanas que, por sua vez, acarreta em maus hábitos de vida, como: sedentarismo, alimentação desequilibrada e ritmo exacerbado de trabalho.

Nesse sentido, algumas emergem, dentre elas: como relaxar para dormir? como relaxar o corpo? como relaxar a mente? As respostas para estes questionamentos encontram na aplicação das Técnicas de Relaxamento um conjunto altamente benéfico para reduzir a insônia e ajudar no relaxamento para dormir, fomentando assim uma conexão mente-corpo muito íntima.

Baseado nesta conjuntura, o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar ressalta abaixo os benefícios das Técnicas de Relaxamento na redução da insônia e com foco no dormir bem.   

Técnicas de Relaxamento na redução da insônia 

1- Harmoniza as variáveis fisiológicas do corpo humano (Pressão Arterial, Frequência Cardíaca, Frequência Respiratória e Atividade elétrica do cérebro) justamente prevenindo ou minimizando o impacto do Estresse nestes marcadores clínicos;

2- Fornece a liberação de mediadores químicos do bem-estar na corrente sanguínea (serotonina, endorfina, encefalina) que se espalham pelo corpo, reduzindo crise de ansiedade e sinais/sintomas de depressão;

3- Propicia a você a redução da tensão muscular de segmentos corporais que são altamente tensionáveis (ombros, mãos e área cervical da coluna vertebral) colaborando para o controle da Dor Crônica;

4- Reduz a exacerbação de medicamentos analgésicos, pois em parte dos episódios, se você usar uma das Técnicas de Relaxamento como uma Educação Respiratória ou realizar uma prática de Mindfulness (meditação da atenção plena), não haverá necessidade de usar os medicamentos, ou, caso seja preciso utilizá-los, tomaremos em uma dose menor;

Para controlar o Quinteto Fantástico do estresse no dia a dia, manter a saúde mental nesta época de quarentena e cultivar um sono efetivamente reparador, que tal conhecer e aplicar diversas Técnicas de Relaxamento no enfoque mente e corpo, como: Respiração, Mindfulness, Educação Somática, Relaxamento Sensorial e Calatonia de forma didática, abrangente e super prática?

Confira nosso Curso Online Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse agora!