Como fazer Mindful Eating? 7 exercícios práticos de Comer Consciente na alimentação

Praticar o Mindful Eating por meio de 7 exercícios práticos ajuda na reeducação alimentar e no emagrecimento saudável

O Mindful Eating é uma técnica derivada do Mindfulness, enfocando a aplicação da atenção plena na alimentação, onde empregamos os fundamentos do comer consciente no ato da refeição e no modo nos relacionamos com a comida.

O Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, refere que o Mindful Eating possui 2 grandes grupos possuem benefícios com o uso da técnica em si, sendo: A)pessoas que se interessam por alimentação saudável e alimentação consciente e que desejam reeducação alimentar e emagrecimento saudável por meio de uma técnica do bem estar que auxilia na mudança de hábitos no estilo de vida cotidiano; B)pessoas que apresentam sinais e sintomas de transtornos alimentares (compulsão alimentar, transtornos de evitação), estresse crônico, obesidade e fome emocional gerada por ansiedade.

Nessa perspectiva, é importante saber, pouco a pouco, praticar o Mindful Eating por meio de 7 exercícios simples e efetivos no contexto da percepção diária perante à alimentação, como estes:

  1. Conexão com si próprio: Sentado à mesa e antes de iniciar a refeição, feche os olhos e realize 5 respirações profundas;
  2. Explore o olfato: Baseado na respiração profunda, absorva e sinta o aroma do prato, estimulando assim a vontade de comer em si;
  3. Observação da comida: Pratique o comer consciente, iniciando as conexões sensoriais por meio da observação atenta de cada item que está no prato;
  4. Viva as 3 primeiras garfadas: Convoque-se para estar totalmente presente e concentrado nas 3 primeira garfada que ajudarão a “dar o tom” para a refeição como um todo;
  5. Mudança de estado dentro da boca: Mastigue de forma lenta de modo que você possa perceber a mudança de estado dos alimentos dentro da boca (do sólido para o pastoso);
  6. Controle a aceleração mental: Como reitera o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, dentro do viés de saúde mental, psicologia e nutrição, é natural por vezes você se distrair quando come. Se isso acontecer, respire fundo novamente e reconduza sua atenção para os alimentos que estão no seu prato;
  7. Solte os talheres: O tato dentro do âmbito do comer consciente e atenção plena na alimentação é muito importante. Isso faz com que você possa desacelerar ainda mais e comer mais lentamente;

Além destes 7 exercícios práticos de Mindful Eating, você pode saber muito mais sobre os impactos desta técnica fascinante que é o comer consciente na sua vida! Confira agora o Mini-Curso Online Princípios do Comer Consciente da Plenitude Bem Estar, com conteúdo altamente prático, chancela internacional e baseado em evidências científicas.

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

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