Psicólogos encontram no Mindful Eating uma técnica de alta eficácia dentro do atendimento virtual visando controle de ansiedade e compulsão alimentar.
Os atendimentos online, denominados também de consultas à distância são iniciativas que se desenvolveram nos últimos anos para os profissionais de saúde. Nessa vertente, psicólogos, personal trainers e nutricionistas alcançaram destaques na formação de modelos virtuais de acompanhamento dos seus respectivos pacientes, no que tange aos serviços de consultoria online. Em razão da quarentena e do distanciamento social geradas pela pandemia de Coronavírus, esses modelos de atendimento tornaram-se ainda mais comuns!
Entretanto, algumas perguntas emergem na mente desses profissionais quanto à efetividade da consultoria online, dentre eles: será que irei conseguir promover bons resultados para meu paciente através da consulta virtual? Meu paciente terá aderência às propostas que solicitei? Fatores como estresse crônico, insônia e ansiedade não farão com que gatilhos da saúde mental e fome emocional fiquem ainda mais notórios?
Para o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, um dos profissionais que mais se pergunta frente a esses aspectos é o psicólogo, pois sua atuação apoia-se muito na mudança de hábitos e de crenças voltada para um comportamento com maior equilíbrio e atitudes de alimentação consciente. Nesse sentido, o psicólogo, independentemente, da área em que atua, seja: psicologia positiva, psicologia clínica ou psicologia do trabalho, ou do método de trabalho que utilizar (terapia cognitivo-comportamental, gestalterapia ou psicoterapia) visa reunir uma integração de métodos e técnicas que proporcionem a geração de maiores resultados na efetuação da consultoria online.
A partir dessa perspectiva, o Mindful Eating consiste em um recurso com excelente adaptação, eficácia e replicação dentro do atendimento online em psicologia, pois um modelo online de mudança de relação com o alimento configura-se plenamente no acompanhamento virtual do paciente com o psicólogo, visando suscitar questões e respostas do comer consciente, dispostas em conjunto por ambos e totalmente comuns nesta época de quarentena e distanciamento social: “por que o estresse engorda?”, “por que a ansiedade dá tanta fome emocional?”, “como o mindfulness me ajuda na saúde mental e pode contribuir na mudança de sentimentos perante a comida?”.
Assim, o Dr. Marcelo Anselmo, professor da Plenitude Bem Estar, fomenta que o psicólogo possui 3 excelentes benefícios da aplicação do Mindful Eating dentro da consultoria online:
- Praticidade de replicação: Por conta do modelo de atendimento online em psicologia, é necessário que as técnicas utilizadas sejam simples na compreensão para o paciente e na replicação pelo psicólogo, personalizando a sistematização da técnica de acordo com as características do paciente. E o comer consciente atende muito bem este aspecto, pois pode ser empregue por meio de exercícios práticos ou por áudios que realizam a narração do Mindful Eating durante a refeição em si, caracterizando assim o: “meditar e comer ao mesmo tempo”;
- Manejo de desequilíbrios emocionais: Ansiedade, estresse crônico, burnout (síndrome do esgotamento), insônia, são fontes promotoras da fome emocional, que, provavelmente tenham obtido o pico de manifestações devido aos desdobramentos da pandemia! A partir de um Plano de Comer Consciente, você pode controlar a compulsão alimentar do paciente e ainda estimular hábitos saudáveis relacionados à atenção plena na alimentação e comportamento alimentar, por meio de atuações interligadas com a psicologia comportamental e coach em psicologia dentro da sua consultoria online;
- Nova curva de valor agregado: A competitividade no mundo virtual é muito desafiadora! Dessa maneira, o psicólogo deve desenvolver produtos e serviços por meio de métodos e técnicas estudados para fixar uma real diferenciação na mente do cliente! A aplicação do Mindful Eating atua nesse contexto, especificamente, pois faz com que você propicie ao paciente uma atenção integral em saúde emocional, equilibrando não apenas às emoções, mas, o mente e corpo dele também;
A pergunta que não quer calar, psicólogo é: Como colocar o Mindful Eating em prática dentro da consultoria online em psicologia? Podemos ajudar você com nossa Formação Online em Mindful Eating, um curso à distância com chancela internacional e conteúdo altamente prático baseado em evidências científicas!