Mindful Eating para Nutricionistas – 4 exercícios práticos para o paciente no consultório

Uma das perguntas mais comuns no contexto da alimentação consciente e cada vez mais temos percebido no universo do bem estar e do emagrecimento saudável é: O que é Mindful Eating?

Esta técnica consiste na aplicação dos preceitos da Atenção Plena diretamente na Alimentação, promovendo um elo do Mindfulness (meditação da atenção plena) no momento da refeição e nas atitudes que temos perante nossa alimentação. Assim, traduzindo para a língua portuguesa em si, temos a expressão “comer consciente” ou comer de forma consciente.

Aprofundando este contexto, profissionais da saúde de distintas formações estão utilizando esta técnica em diferentes contextos, seja no emagrecimento saudável, no manejo da compulsão alimentar, no alcance de hábitos saudáveis, ou, até mesmo, na redução de transtornos alimentares, como a evitação perante alguns alimentos. Este fenômeno de aplicação do Mindful Eating é plenamente absolutamente natural, em virtude dos resultados e praticidade da técnica, todavia, acredito que o profissional que mais tenha a necessidade de usar a técnica na sua atuação clínica cotidiana seja este profissional da saúde: o nutricionista.

Segundo o diretor-geral da Plenitude Bem Estar, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, na Medicina Integrativa, na Psicologia e na Educação Física apresentam necessidades reais de aplicação do Comer Consciente, contudo, podemos depreender que o nutricionista lida de forma direta com anseios, hábitos e condutas do paciente na consulta nutricional e no dia a dia do consultório, vide que o paciente irá procurá-lo justamente com o mindset de mudar seus hábitos alimentares, não apenas por meio de estratégias de dieta em si, mas, também por ações de saúde integrativa, alimentação consciente e de comportamento alimentar, tal como propõe a técnica do Mindful Eating.

De acordo com o Prof. Dr. Marcelo Anselmo em virtude da saúde mental ser um grande desafio na sociedade contemporânea devido à pandemia de Coronovaríus manifestando-se em termos práticos pelo aumento substancial da fome emocional, estresse e ansiedade para comer, o nutricionista pode-se valer de 4 exercícios práticos de comer consciente e de atenção plena na alimentação para seus pacientes, tanto no consultório presencial quanto em modelos de consultoria online:

  1. Data/hora da refeição e o que havia no prato? – Determinante para que você saiba em que momento do dia a refeição foi feita e os insumos que faziam parte do prato do paciente;
  2. Qual o foco (exercício perceptivo)? – Aqui depende do estágio de desenvolvimento do teu paciente e o que você está enfocando com ele neste momento do programa de Mindful Eating. O exercício pode ser relacionado à somente estar mais consciente através da respiração, realizar uma ativação sensorial, perceber elementos da mastigação, ou sentir mais a deglutição (ato de engolir);
  3. Onde realizou a refeição? Com quem realizou? – Neste item você captará mais informações do ambiente o qual esta refeição foi feita, bem como, se ouve uma companhia neste momento da refeição;
  4. Atividade feita antes, durante e depois da refeição? – É importante você coletar estas informações, pois elas ajudarão você a situar-se no espaço e no tempo de variáveis que possam interferir na qualidade da prática do Mindful Eating do teu paciente, sobretudo, se você for se aprofundar no viés da nutrição comportamental e do comportamento alimentar;

Após você conhecer estes 4 exercícios práticos de Mindful Eating para seu paciente aplicáveis no consultório ou na consultoria online em nutrição, é o momento de você conhecer o Curso de Formação Online em Mindful Eating da Plenitude Bem Estar com chancela internacional e um sistema de áudios exclusivos pra que você possa gerenciar a prática do comer consciente do seu paciente à distância!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Currículo Resumido:

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação pela USAL – Universidad del Salvador; MBA em Marketing (FGV); Especialista em Gerontologia (Instituto AVM); Certificado em Gerenciamento de Estresse pela ISMA (International Stress Management Association); Autor de 3 livros na área de fitness, saúde e bem estar; É Especialista na filosofia da Atenção Plena por meio da Meditação Mindfulness e do Mindful Eating (Comer Consciente); Docente do Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapeuta do IABAS/Prefeitura de SP na URSI (Unidade de Referência na Saúde do Idoso); Consultor do Programa Viver é Melhor da Boa Vontade TV (LBV) e Sócio-diretor da Plenitude Eventos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp