4 benefícios da Aplicação das Técnicas de Relaxamento na insônia

“Técnicas de Relaxamento ajudam a dormir bem, promovendo o combate ao estresse noturno e à insônia!”

Estresse crônico, ansiedade, agitação das regiões metropolitanas, sedentarismo e falta de momentos de pausa no cotidiano. Diversos alunos e pacientes sempre me perguntam: “Dr. Marcelo Anselmo, quais são os fatores que levam à insônia atualmente?” elenco estes citados, pois acredito que são os mais freqüentes, e que, de fato, são os que necessitam de mudanças consistentes nos hábitos das pessoas, ou seja, equilibrar aspectos para cultivar um estilo de vida saudável.

Quais são os 4 benefícios das Técnicas de Relaxamento na insônia?

Costumo dizer que a dívida dos hábitos de vida, ou seja, o modo como realizamos todas as tarefas que realizamos ao longo do dia resulta na forma como vamos para cama! Dessa forma, existe uma dessincronização entre nosso ritmo mental (que ainda está em plena atividade com altas conexões neuronais para processar muita informação) e o ritmo circadiano (o escurecimento noturno que nos ajuda na liberação da melatonina, mediador químico de indução do sono).

Some a isso, as tensões musculares que ganhamos ao longo do dia, que, muitas vezes, passam despercebidas por nós pelo estado do cortisol (hormônio antiinflamatório) manter-se mais elevado até às 18h. Aproximando-se da noite, a liberação desse hormônio diminui e conseguimos perceber tensões no corpo que não havíamos nos dado conta!

Independentemente do viés de trabalho que você realize com seu aluno ou paciente, seja como Fisioterapeuta, Personal Trainer, Psicólogo, Nutricionista, Coach do Bem Estar ou Terapeuta Integrativo, acredito altamente que a recomendação das Técnicas de Relaxamento ajudarão de forma sólida ao autocuidado do seu paciente, proporcionando uma melhora destacável no desempenho dele na sua proposta terapêutica específica.

Nesse sentido, parto da premissa que os 4 principais benefícios das Técnicas de Relaxamento para dormir melhor e promover o combate ao estresse noturno e à insônia são:

  1. Auxiliar na percepção das tensões corporais que estavam camufladas, fazendo com que tenhamos uma consciência do ser maior;
  2. Atuar na desaceleração mental e induzir gradualmente ao sono, fazendo com que você possa dormir pouco após ter se deitado na cama;
  3. Ajudar na estabilização das fases do sono, de modo a gerar liberações maiores de serotonina e melatonina para a circulação sanguínea que, por sua vez, irão contribuir para que possamos ter uma duração maior das fases mais profundas do sono (que são as mais revitalizantes)!;
  4. Auxiliar na concentração pré-sono e na redução dos estímulos sensoriais que tivemos acesso durante o dia, sinalizando à mente que é “hora de reduzir a atividade cerebral”;

Estes 4 benefícios principais nos ajudam significativamente à dormir melhor e pouco a pouco equilibrar o pilar sono dentro do nosso estilo de vida saudável. Continuo com você no texto 2 para abordar: quais as técnicas que podemos usar para este Relaxamento?
E pra você conhecer com muita propriedade as Técnicas de Relaxamento no Controle do Estresse de forma didática, super prática e empregando-as diretamente no equilíbrio do sono, confira nosso super Curso Online agora!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp