Mindfulness e Atenção Plena – O significado da palavra

Entender o significado das palavras no universo da Atenção Plena é vital para aplicação dos conceitos.

Mindfulness é uma palavra que se origina da língua inglesa e quer dizer: estado da mente aberta. Contudo, de acordo com nosso diretor-geral, Prof. Dr. Marcelo Anselmo, precisamos compreender os fragmentos da palavra para uma boa interpretação.

Sendo assim, faz-se necessário compreender cada partícula que compõe a palavra, onde nos deparamos com: “Mind” (mente em inglês) e “Ful” (na tradução da língua inglesa para língua portuguesa) quer dizer: “algo que trabalha melhor, em um nível aperfeiçoado.

Ou seja, se somarmos “Mind” + “Ful” teremos o fragmento “Mindful” significando: mente que trabalha melhor. Ao estabelecermos uma conexão com a segunda parte da palavra “Ness” trazemos a tona esta palavra, isto é, estado. Ora, quando realizamos esta soma de “Mindful” + “Ness” resultamos em: estado da mente que trabalha melhor, ou em palavras mais funcionais: estado da mente aberta!

Confira no vídeo abaixo a explicação do Prof. Dr. Marcelo Anselmo sobre esta interpretação da palavra Mindfulness e saiba mais sobre a cada vez mais popular, filosofia da Atenção Plena!

Abraços fraternais,
Prof. Dr. Marcelo Anselmo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp