Tenho enfatizado pra você ao longo dos últimos textos o quadro altamente preocupante de Estresse e Ansiedade vivido pela população brasileira:
- 9 de 10 Consultas médicas são geradas por estresse;
- População brasileira é a que possui a maior taxa de Transtorno de Ansiedade do mundo;
- O Brasil é o 2° país mais estressado do planeta;
- População brasileira é a mais depressiva da América Latina;
- Em 2017, 26 milhões de caixas de Rivotril foram consumidas no Brasil. Em 2010, eram 10 milhões;
“Mas, Marcelo Anselmo, quais as relações destes dados com o Treinamento Personalizado?”
Tudo a ver!
Digo sempre que o Personal Trainer é o profissional que possivelmente mais se defronta com estas realidades no cotidiano. Isso ocorre devido a uma maior frequência de contato dele com o cliente, pois, minimamente encontra o aluno 2x por semana para treinar, lidando com os sinais e sintomas destas doenças.
Nesse sentido, o Personal Trainer acaba sendo impactado de forma direta no treinamento, onde seu cliente se queixa:
- Que dorme mal e não consegue treinar;
- Que se sente agitado e não consegue se concentrar no treinamento;
- Que devido à ansiedade e depressão, considera a comida uma “válvula de escape” de prazer e felicidade, comendo mais do que deveria e dificultando o alcance de metas;
Baseado nestes contextos, acredito que o Personal Trainer esteja “despertando” para a utilização de ferramentas que irão melhorar a qualidade do serviço, configurando assim um padrão de serviço que vise a integralidade do cuidado (e, não apenas no treinamento). Eis que temos as Técnicas de Relaxamento no Controle de Estresse como recursos valiosíssimos para reduzir as manifestações de estresse, ansiedade e depressão.
No próximo artigo falarei pra você como usar o relaxamento no teu trabalho no Treinamento Personalizado. E se você quiser saber TUDO sobre estas Técnicas de Relaxamento de forma didática, abrangente e super prática, confira nosso Curso Online agora!